98babe9c-ebe6-4398-843c-af4e23eb4769“Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários” foi o tema  da Assembleia da Sub-região 4 do Regional Nordeste 3, realizada neste fim de semana, em Livramento de Nossa Senhora. Mais de 120 coordenadores e representantes de pastorais e movimentos das dioceses de Caetité, Jequié e Livramento e da arquidiocese de Vitória da Conquista participaram da Assembleia, entre eles bispos, coordenadores de pastoral, religiosas e leigos.

O bispo de Livramento, Dom Armando Bucciol, assessorou os trabalhos. Segundo ele, a Assembleia é uma maneira de levar em frente a atividade pastoral dentro do ser Igreja e do regional. “É um momento de partilha, de colaboração, de diálogo e, ao longo dos anos, temos percebido que isso tem favorecido a colaboração das diferentes pastorais no trabalho da nossa Igreja”, explicou.

O Documento 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aprovado pela 55ª Assembleia Geral dos Bispos, foi também tema de reflexão. O documento oferece novas disposições

640208e8-9fd6-41f6-856e-7ba2448eee35

pastorais para a iniciação à vida cristã. Para Dom Armando, a iniciação à vida cristã é um dos principais elementos para se viver como Igreja. “Uma formação adequada é sempre algo essencial. Dizia o escritor eclesiástico Tertuliano que a gente não nasce cristão, mas é preciso passar por um processo para tomar consciência do que significa ser cristão”.

O encontro também contou com a participação do Pe. Antônio Niemec, coordenador de pastoral do Regional Nordeste 3, que refletiu sobre os 10 anos do Documento de Aparecida.

A Assembleia da Sub-região 4, que acontece uma vez por ano, teve em sua programação momentos de oração, formação e uma noite cultural onde os participantes puderam confraternizar.

Fonte: Diocese de Caetité
Fotos: Pe. Antônio Niemec

LITURGIA DIÁRIA