O Centro de Formação Dom Itamar Vian, em Feira de Santana (BA), foi sede do 1° Fórum das Pastorais Sociais da CNBB Regional Nordeste 3, realizado pela Comissão para a Ação Sociotransformadora (CEPAST), entre os 21 e 23 de fevereiro, com a participação de cerca de 80 lideranças.
O Fórum teve como principal objetivo o fortalecimento das pastorais e dos movimentos sociais nos estados da Bahia e Sergipe, promovendo a articulação e o diálogo entre diferentes grupos, e incentivando a ação social da Igreja em defesa dos direitos humanos, da justiça social e no enfrentamento da crise climática.
Inserido no contexto do Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco, o momento propiciou uma análise da memória da caminhada realizada como servidores do Reino de Deus, para reavivar a profecia cristã na defesa de um mundo mais justo e fraterno e no cuidado da casa comum.
A Comissão para a Ação Sociotransformadora (CEPAST) tem a importante tarefa de fortalecer a missão da Igreja na promoção da fraternidade universal, à luz da ecologia integral, para a construção de uma sociedade justa e solidária, promovendo os Direitos Humanos e da Natureza, inspirando-se no Evangelho e no Ensino Social da Igreja e assumindo a opção pelos empobrecidos.
O Primeiro Fórum das Pastorais Sociais teve como lema “Memória, Profecia e Esperança”. Na oportunidade, Dom Vicente de Paula Ferreira realizou a apresentação dos temas inspiradores da Ação Pastoral 2025 (10 anos Laudato si, CF 2025, Jubileu da Esperança, COP 30) e como estas temáticas dialogam entre si, e contribuem para uma ação articulada das pastorais sociais no Regional NE3 em 2025.
“Tivemos mais de 80 pessoas refletindo aqui sobre o reino de Deus, que é um reino de justiça e de paz. Foi um encontro de muita partilha e de bons encaminhamentos, que propõem a nossa caminhada de Igreja através da Laudato Si’, Laudate Deum, Fratelli Tutti, do Magistério do Papa Francisco. Ser de fato essa Igreja em saída, comprometida com um mundo mais justo, mais fraterno, como irmãos e irmãs guardiães da casa comum. Uma experiência realmente muito renovadora para o Nordeste 3”, explicou Dom Vicente.
Integrante da Comissão Pastoral da Terra do Nordeste 3 e da equipe de organização do Fórum, Tânia (sobrenome) destacou a importância deste espaço para a caminhada das pastorais sociais. “Está sendo um momento muito significativo para as caminhadas das pastorais do Regional, fazendo também o nosso planejamento. Estamos acreditando que, com essa articulação, com esse fórum, temos um fortalecimento de toda a caminhada da Igreja, principalmente a partir desta convocação do Papa Francisco para sermos cada vez mais uma igreja em saída”, avaliou após a conclusão do evento.
O que é o Fórum?
O Fórum das Pastorais Sociais é um espaço de integração das pastorais sociais. Tem por finalidade desenvolver um trabalho orgânico das Pastorais e Organismos Sociais, como forma de entrosamento, por meio da realização de atividades comuns em defesa da vida, da partilha dos serviços realizados, com seus frutos e dificuldades, e da formação e capacitação das lideranças que atuam nos meios populares, de modo que a dimensão social da fé seja compreendida e assumida por todos, na Igreja.
Texto e fotos: Leonardo / Arquidiocese de Feira de Santana