Em comemoração aos 174 anos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no Mundo, a Diocese de Estância (SE) realizou no dia 28 de maio a V Jornada Nacional e XIII Jornada Diocesana da IAM, com o Tema: “IAM do Brasil a serviço da Missão na Oceania” e o Lema: “Vocês são meus amigos”. Participaram deste momento celebrativo aproximadamente 2 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, e outras pessoas das famílias e grupos de diversas comunidades, que estiveram unidos com um único intuito: levar a Boa Nova de Jesus e propagar a devoção a Maria Santíssima, Sua Mãe.
A Concentração e Inicio do encontro deu-se na Paróquia de Santa Luzia, Alto da Boa Vista, na Cidade de Lagarto (SE). Os Missionários rezaram o Terço e saíram em um arrastão pelas ruas da cidade em direção ao Parque de Vaquejada Zezé Rocha, na localidade.
Em seguida, foi celebrada a Santa Missa pelo bispo diocesano, Dom Giovanni Crippa, concelebrada pelos padres Ilmar Augusto da Fonseca (assessor eclesiástico das Obras Missionárias na diocese), Pe. Fernandes de SantAna (coordenador do COMIDI), Pe. Valmir Soares, Pe. Fábio de Jesus, Pe. Elesandro Mendonça e Pe. Vicente Vidal.
Durante a celebração, cerca de 600 crianças e adolescentes foram consagrados e assumiram o compromisso de levar Jesus a todas as crianças do Mundo inteiro. No momento do ofertório, apresentaram seus cofres com ofertas, fruto dos sacrifícios feitos durante o ano inteiro nos grupos, aos quais serão enviados ao continente da Oceania, para atender as necessidades dos missionários e dos mais necessitados por lá.
“Ide, sem medo e fazei discípulos meus todos os Povos”(Mt 28,19) encorajou o bispo aos missionários, finalizando, assim, as atividades matutinas.
Na Parte da tarde, as paróquias realizaram diversas apresentações culturais relacionadas à temática da Jornada. O encontro encerrado com a coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida e envio dos pequenos missionários de volta às suas paróquias.
Para José Igor, jovem missionário, celebrar a Jornada da IAM é sem duvida o momento mais marcante da caminhada missionária: “enche nosso coração de ardor ver cada criança que se dispõe e se oferta ao serviço do Senhor. Sou grato a IAM pela imagem de Igreja que me ofereceu. Sou Missionário, Missionário do amor”, disse.
“Incrível perceber a cada ano o crescimento e propagação da Obra, que se dá através do testemunho de cada criança, seja nas partilhas de grupos, na Oração ou na ação concreta do seu sacrifício (o cofrinho). Indubitavelmente, cada criança assume a sua missão evangélica de pescador de crianças e poderíamos dizer com convicção: resgatadores de famílias que se encantam com a ‘grande pequenez’ destes prediletos do Senhor” destaca Pe. Ilmar.
O desejo é que essa Jornada realizada em todo o Brasil reaqueça o coração dos pequenos para que, através deles, muitas crianças também assumam o compromisso de levar Jesus aos que mais necessitam.
Texto: Rosenilda da Silva Alves
Fotos: Equipe IAM diocesana

