25 das 26 arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe estiveram representadas na 28ª Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 3 da CNBB. O encontro, promovido pela Comissão Vida e Família do Regional NE3, aconteceu de 17 a 19 de outubro, no Centro de Treinamento de Líderes, em Salvador, à luz do tema “A Esperança que floresce no cotidiano Familiar” e do lema “A Esperança não decepciona” (Rm 5,5), inspirando os participantes a refletirem sobre a vivência da fé, do amor e da missão no ambiente familiar.

Troca de experiências e momentos de intensa vivência e espiritualidade marcaram a programação da Assembleia. Entre as formações, os participantes acompanharam os “Desafios e oportunidades pastorais na evangelização das famílias”, orientada pelo bispo referencial, Dom Carlos Alberto dos Santos. Em sua fala, o prelado destacou a importância de uma ação pastoral que responda às realidades concretas das famílias, fortalecendo a presença da Igreja em meio aos desafios contemporâneos.

Na oportunidade, o padre Gabriel Vila Verde, do clero da Diocese de Cruz das Almas, também conduziu a palestra “Dizer SIM como Maria”, convidando os participantes a renovar a vocação familiar inspirados na entrega e fidelidade da Mãe de Deus. O sacerdote ressaltou que a vivência cristã no lar é um testemunho poderoso de fé e esperança no mundo atual.

Além das formação, a Assembleia contou com trabalhos em grupo, prestação de contas e a apresentação do Projeto Integrado de Pastoral Familiar e Carcerária, reforçando o compromisso com as diversas realidades humanas e sociais. Este momento da Pastoral Familiar também foi eletivo, sendo Júlio e Kátia Sousa reconduzidos à função da casal coordenador por mais um triênio.

Para conferir fotos, clique aqui!

Texto e fotos: Sara Gomes

LITURGIA DIÁRIA