Milhares de fiéis acordaram cedo neste domingo (8) para participar das Missas que deram início à Caminhada Penitencial. As Celebrações Eucarísticas aconteceram, simultaneamente, às 6h30, em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio), na Matriz da paróquia Nossa Senhora das Dores (Lobato) e na Matriz da paróquia Nossa Senhora dos Mares (Mares).
No Comércio, a Missa foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, e por padres da Arquidiocese de Salvador. Durante a homilia, o Arcebispo fez uma relação entre a presença dos fiéis na Caminhada Penitencial e a peregrinação do povo no deserto. Sobre a Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e como lema “Eu vim para servir (Mt 10, 45), Dom Murilo lançou uma reflexão: O que eu posso fazer pelo outro? Tudo o que eu fizer deve dar ideia de que queremos servir”, disse.
Após a Missa, os fiéis carregaram uma cruz de madeira, com seis metros de comprimento e três metros de largura. Uma cruz com as mesmas proporções saiu da Igreja do Lobato, onde a Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva. “Ao tocar a cruz, devemos dizer a Jesus: Jesus, queremos te ajudar a salvar o mundo e me ofereço ao Pai em união contigo”, afirmou Dom Murilo.
Ao longo dos percursos – da Conceição da Praia aos Mares e do Lobato aos Mares – os devotos entoaram cantos de louvor e de agradecimento a Deus. Entre os participantes, Telma Santos Baraúna aproveitava para agradecer por duas graças alcançadas. “Eu participo há cinco anos, quando eu pedi a Jesus que tirasse o meu filho do mal caminho. Ele queria se vingar de um colega que fez uma violência contra ele na escola, e Jesus transformou o coração dele e ele não se vingou. Recentemente tive um nódulo na mama e o médico suspeitou de ser câncer. Eu pedi a Jesus que me livrasse e uma noite sonhei com Irmã Dulce dizendo que eu não tinha nada. Em seguida o médico me disse que eu não tenho mais nada”, contou.
Quando as cruzes chegaram nos Mares, os fiéis que lá estavam – e que haviam participado da Missa presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão – se uniram aos que caminharam do Comércio e do Lobato para, juntos, seguirem até a Colina Sagrada. Assim como Telma, João dos Anjos também aproveitou a oportunidade para agradecer. “Eu vim de Feira de Santana porque prometi que estaria na Caminhada Penitencial deste ano para agradecer a Deus por tantas maravilhas, por tantas graças alcançadas. Obrigado, Jesus, obrigado!’, disse.
Por volta das 10h30 a procissão alcançou a ladeira que dá acesso à Colina Sagrada. Com alegria e disposição, apesar dos quilômetros percorridos, crianças, jovens, adultos e idosos subiram até o alto da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, onde receberam a bênção final pelas mãos de Dom Murilo, Dom Gilson, Dom Marco e Dom Estevam. “É uma emoção muito grande estar aqui. Que Nosso Senhor abençoe e proteja a todos nós”, afirmou a professora Márcia da Silva. Com informações e imagens de Arquidiocese de Salvador.