Encerrou-se no último sábado, 14, a 3ª Semana de Liturgia do Regional Nordeste 3 da CNBB, realizada este ano na Arquidiocese de Feira de Santana. O evento contou com a participação de 16 dioceses da Bahia e de Sergipe e refletiu, a partir de diversas realidades e atuações pastorais distintas, sobre os modos de dinamizar a formação e vivência em liturgia em nossas comunidades, sobretudo no setor catequético.

O pe. Antônio Francisco Lelo, que é doutor na área de liturgia e foi o assessor principal do evento, destacou que a catequese no estilo catecumenal foi retomada e revalorizada a partir do Concílio Vaticano II e, nessa perspectiva, é reconhecida como mais apropriada para formar os que são iniciados como cristãos, inclusive nas celebrações realizadas com o RICA (Ritual da Iniciação Cristã para Adultos).

Um dos bispos que celebrou para os participantes da 3ª Semana foi Dom. Ottorino Assolari, bispo da Diocese de Serrinha. Ele agradeceu o trabalho realizado pela Comissão de Liturgia do Regional, que tem se esforçado para favorecer o conhecimento aprofundado das celebrações para uma participação ativa do povo de Deus na liturgia, e destacou que o número de Dioceses representadas no evento este ano é um avanço.

Foram realizadas ainda oficinas práticas de como utilizar o RICA para ajudar crianças, jovens e adultos a mergulharem a riqueza da liturgia da Igreja.

O encontrou foi encerrado no sábado com a Santa Missa celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador e secretário do Regional, Dom Gilson Andrade da Silva. Ele resaltou a importância da formação em matéria de liturgia em todo o Regional e instou que os setores de liturgia e de animação bíblico-catequética devem caminhar juntos para terem uma ação mais ampla e eficaz na vida pastoral.

LITURGIA DIÁRIA