De 26 de janeiro a 1º de fevereiro, a 9ª turma da Escola Dom Jairo Rui Matos da Silva, no Regional NE 3, iniciou sua jornada formativa com a presença de, aproximadamente, 80 catequistas de 20 das 26 dioceses que formam regional. Durante sete dias intensos, os participantes refletiram sobre o Querigma, o anúncio fundamental da fé cristã, que constitui a base da missão catequética. A Escola Dom Jairo, neste ambiente de convivência e aprendizado, é um espaço de fortalecimento de vínculos, onde se compartilha experiências e se aprofunda no compromisso de evangelizar.
O bispo da Diocese de Estância, Dom José Genivaldo Garcia, que também é o vice-presidente e referencial para a Catequese no Regional NE 3, participou do evento de forma online e expressou a alegria com o início da nova turma, destacando a parceria com a Faculdade Católica de Feira de Santana. Dom Genivaldo sublinhou que, neste ano jubilar, a Escola Dom Jairo será, em breve, reconhecida como um curso de pós-graduação, oferecendo uma formação cada vez mais qualificada aos catequistas.
Essa turma será um marco para o futuro da Catequese na região, consolidando a Escola como referência na formação de catequistas comprometidos com a evangelização. Vale destacar que a Escola ainda possui mais três módulos formativos, que se estenderão ao longo de dois anos, garantindo uma formação continuada e de excelência para os catequistas. De acordo com o coordenador da Catequese no Regional NE 3, Flávio Iris, a Escola não é apenas um lugar de aprendizagem, mas de transformação, onde se aprende a “conviver, viver e ser”.
Na oportunidade, o arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, também se fez presente e reforçou o papel da Escola Dom Jairo como um sinal de esperança para todo o Regional NE 3. Além disso, Dom Zanoni motivou os alunos a viverem sua missão com entusiasmo e dedicação.
Texto e fotos: Flávio Iris