11953206_842131759216148_3243182021519251128_n“Senhor, toma minha vida nova antes que a espera desgaste anos em mim. Estou disposto ao que queiras, não importa o que seja, Tu chamas-me a servir”. Aquele momento em que é cantada a música certa para traduzir as emoções que uma única palavra seria capaz de traduzir. No último domigo, 06/09, foram instituídos 59 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e da Palavra, no Santuário de Nossa Senhora das Candeias, em Candeias. Eles entraram na Capela Nossa Senhora de Fátima ao som das notas musicais de “Alma Missionária” e durante toda a celebração deixaram a alegria ser revelada através das muitas lágrimas, pela concretização do SIM que diziam ao Senhor.

O rito foi presidido pelo pároco e reitor do Santuário, Frei Cristiano Freitas, OFMConv, que durante a homilia ressaltou importância de se atender ao chamado de Deus. Ele fez referência ao Evangelho de Marcos (7, 31-37) que fala da cura de um surdo-mudo. “A liturgia de Marcos é essencial para essa nova missão. Quando Jesus curou aquele homem Ele o levou para fora da multidão, curou-o e devolveu-o para a multidão. Hoje, o que Deus está fazendo com vocês é muito especial. Vocês foram retirados da multidão e inseridos no amor de Deus para voltar à multidão e fazer a diferença. Vocês são convidados a ir além da multidão e identificar aqueles corações que estão necessitados de amor”, disse o Frei Cristiano.

Na Missa Solene realizada às 09h30, foram abençoadas as vestes litúrgicas e as tecas (ambulas menores onde os ministros transportam Jesus eucarístico). Após a aspersão da água benta, foi realizado o rito da investidura, onde os padrinhos vestiram os novos ministros. Uma vez investidos, eles receberam do Frei Cristiano a bênção individual, que “os unge e os envia para a missão”. Uma das ministras falou da sensação daquele momento: “A felicidade é tão grande que não consigo descrever. Meu coração queima como brasa. Servir a Deus é maravilhoso!”, disse Jucélia Agda Ferreira, que não se continha de felicidade.

Em um depoimento emocionado, a coordenadora do Ministério da Eucaristia, Sônia Oliveira, revelou a importância papel da família e dos amigos para cumprir a missão. “Quero agradecer a todos os familiares pela paciência. Nem sempre estamos presentes nos momentos de família, mas é a nossa missão. Precisamos da compreensão dos nossos familiares. Quero dizer aos novos ministros que estaremos juntos sempre”, declarou em lágrimas.

 ”Nunca coloque as limitações acima da graça e do poder de Deus, porque ele não olha para as nossas deficiências, ele olha para o nosso potencial. Deus te faz digno hoje!”, disse o frei Cristiano aos novos ministros. “Não tem graça e ensinamento maiores que nós pecadores (não por privilégio, mas por graça de Deus) podermos carregar o Corpo e Sangue, Alma e Divindade. Que o Espírito Santo nunca vos falte nos momentos de tristeza e de cansaço”, falou o pároco, que ainda lembrou: “A partir de hoje, o primeiro compromisso é assumir esse ministério, porque não é só para vocês, mas para tantos que necessitam. Vocês foram chamados, curados e enviados para levar o Deus da vida”, concluiu.
Ministério
Além de distribuir a Hóstia Sagrada durante o ato de comunhão na Santa Missa, os ministros tem a missão de visitar doentes e rezar pelos mortos. A participação do ministro no serviço litúrgico dura por três anos e pode ser renovado pelo mesmo período. A preparação é feita em média de seis meses a um ano e conta com o acompanhamento do Diácono Davi Cirilo.

LITURGIA DIÁRIA