KODAK Digital Still Camera
Bispos, religiosos e leigos e coordenadores responsáveis pela catequese dos 18 regionais da CNBB estiveram reunidos em Aparecida, entre os dias 2 e 4 de setembro, participando do Encontro dos representantes da Catequese no Pontifício Conselho para a Nova Evangelização (PCPNE) e os representantes da catequese do Brasil. Do Regional Nordeste 3 estiveram presentes o bispo referencial, Dom Guido Zandron, Ir. Luciene Macedo e Pe. Janison de Sá.
O encontro tinha como objetivo conhecer a realidade da catequese no Brasil. Dom Octávio e sua equipe ouviu atentamente a apresentação da realidade da catequese de cada regional, tendo assim um panorama dos principais desafios e avanços da catequese, principais projetos em cada região do país.
Foram destacados como avanços, dentre outros, o caminho da Catequese de Iniciação à vida cristã, as linhas de orientação comuns que a CNBB possui para a catequese no Brasil, a enorme produção de subsídios, o forte empenho na formação de catequistas, a acentuada presença da Bíblia no processo catequético do Brasil. Como desafios foram destacados, dentre outros, as enormes distâncias geográficas, a dificuldade financeira, o pouco envolvimento do clero com a catequese, a resistência a uma catequese de iniciação à vida cristã, a enorme rotatividade dos catequistas.
Num segundo momento foram feitas reflexões de alguns importantes temas para a caminhada da catequese, que após serem apresentados pelo Mons. Octávio Ruiz culminavam num debate. Os temas foram: 1) A Catequese a serviço da Iniciação Cristã e dos outros sacramentos; 2) A Catequese a serviço da formação permanente de jovens e adultos; 3) A Catequese e a educação religiosa das crianças e adolescentes nas paróquias e nas escolas; 4) A Formação dos catequistas.
Além destes temas de debate com troca de experiências dos diversos regionais foi feita apresentação das linhas principais do documento “A alegria de iniciar discípulos missionários numa mudança de época. Novas perspectivas para a catequese na América Latina e Caribe”, elaborado pelo CELAM e apresentado pelo Pe. Luiz Alves de Lima, representante da CNBB junto ao CELAM.  Outro questionamento feito pelo PCPNE foi sobre a conveniência da instituição do “Ministério do Catequista”.
Representantes do Regional NE3O grupo presente participou ativamente das reflexões, partilhou experiências, fez indicações para a catequese. No final Dom Octávio agradeceu a presença e participação de todos e se disse feliz com o caminho que a catequese está trilhando no Brasil. Dom Peruzzo agradeceu em nome de todos pelo encontro, pela escuta atenta da realidade da catequese no Brasil.
Entre os participantes da Igreja no Brasil e no Mundo, estiveram presentes os representantes da Santa Sé, D. Mons. Octávio Ruiz Arenas, secretário do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização (PCPNE), D. Franz-Peter Tebarz-van Elst, Delegado para a catequese no PCPNE, dois representantes do CELAM, D. Waldemar Passini Dalbello e Pe. Felipe de Jesús de Leon Ojeda, e os padres Miguel López Varela e Alejandro Díaz Garcia, oficiais do PCPNE. D. José Antonio Peruzzo, Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética e o Assessor para a mesma comissão o Pe. Antonio Marcos Depizzoli também estavam presentes.

LITURGIA DIÁRIA