Festa-de-Todos-os-Santos21Para festejar o Dia de Todos os Santos, membros das Irmandades, Ordens Terceiras e Devoções, paróquias, comunidades, congregações religiosas, movimentos e pastorais se encontrarão, no dia 31 de outubro, no Terreiro de Jesus, a partir das 14h, para agradecer a intercessão dos santos. Os participantes devem levar imagens dos padroeiros, que serão conduzidas em andores enfeitados.
A partir das 15h acontecerá um momento de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja São Pedro dos Clérigos. Já às 16h será celebrada uma Missa Solene, presidida pelo pároco da Catedral Basílica, padre Lázaro Muniz. Após a Celebração Eucarística, os fiéis sairão em procissão pelas principais ruas do Centro Histórico.
Apesar de acontecer um dia antes da data em que a Igreja celebra a festa de Todos os Santos – 1º de novembro – as homenagens têm o mesmo objetivo: agradecer a Deus pela intercessão dos homens e mulheres que, em vida, tiveram uma vida de santidade, e que fizeram de tudo para viverem o principal mandamento: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos”.
De acordo com o pároco da Catedral Basílica, padre Lázaro Muniz, a celebração da festa de Todos os Santos é um ato de renovação da fé. “É uma oportunidade que nós temos de renovar a nossa fé, de caminhar na santidade e de suplicar a Deus a graça de alcançar essa santidade. Todos nós somos chamados a ser santos e esta celebração é, também, para reavivar dentro de nós a graça da vocação para que somos chamados: ‘Sede santos  como o vosso Pai do Céu é Santo’ [Mt 5, 48]”, afirma.

LITURGIA DIÁRIA