O novo bispo de Amargosa (BA), Dom Valdemir Ferreira, nomeado nesta quarta-feira (4) pelo Papa Francisco, escreveu uma carta à sua nova diocese. Na mensagem, ele afirma que “apesar dos desafios da vida, somos sempre convidados a dar razão da nossa esperança em Jesus Cristo”. A sua posse na Diocese acontecerá no dia 3 de julho, às 10h, na Catedral de Amargosa.
Confira a carta na íntegra:
MENSAGEM DE DOM VALDEMIR FERREIRA DOS SANTOS PARA O “POVO DE DEUS” QUE ESTÁ NA DIOCESE DE AMARGOSA
Caríssimos irmãos e irmãs,
Neste ano santo da misericórdia o papa Francisco me nomeou, por graça de Deus e pela sua missão petrina de confirmar os irmãos na fé (Lc 22,32), bispo da diocese de amargosa.
Dirijo-me com alegria e esperança reavivadas ao meu estimado irmão no ministério episcopal Dom João Nilton dos Santos Souza, que zelosamente serviu e pastoreou esta igreja por toda a sua vida como fiel leigo, sacerdote e bispo, ao meu irmão no sacerdócio padre Almiro Rezende Peixoto – administrador diocesano, aos demais irmãos no sacerdócio, diáconos, religiosos (as), seminaristas, consagrados (as), catequistas, ministros da palavra nas comunidades eclesiais de crianças, homens e mulheres de boa vontade, enfim, a todo o “povo de Deus” que está na igreja particular de amargosa.
Dou graças a Deus, senhor da vida, por todos vocês em minhas orações. A fé motiva, a firme esperança que vocês depositam no ressuscitado e o amor capaz de sacrifícios (1Cs 1,3) ecoam também no templo do meu coração. Sempre soube que a igreja particular de amargosa é viva, acolhedora e missionaria. Como igreja em “saída” e “cidadã do reino” favoreceu e organizou a criação de outras duas dioceses. Sou originário de uma delas, a arquidiocese de Vitoria da Conquista. Quero também dizer-lhes que meus familiares maternos têm suas origens no “Vale do Jequiriça”.
Apesar dos desafios da vida, somos sempre convidados a dar razão da nossa esperança em Jesus Cristo “como igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa…”, portanto, enchemo-nos da alegria do evangelho, como a experimentaram os discípulos de Jesus, o próprio mestre (Lc 10,17.21) e os primeiros convertidos a pregação dos apóstolos (At 2,12), para permanecermos firmes no proposito da cultura da vida e do encontro, com Jesus de Nazaré e com os irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados de misericórdia, pois, como sabemos, a intimidade da igreja com o senhor é itinerante e nos remete a comunhão missionaria.
Impulsionados pelo espirito santo, vamos continuar a sonhar juntos e realizar nossos sonhos de fazer a vontade do pai misericordioso (Mt 25,31-46; Lc 15,11-32), como discípulos missionários de Jesus Cristo que nos chama e nos envia, desde o nosso batismo, a percorrer o seu caminho e, n’Ele, proclamar “ a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação” (Dap 103), para que tudo que fizemos seja para a “gloria de Deus pai, para o nosso bem e da santa igreja”.
Confio nossa missão de pastor a nossa senhora do bom conselho, mãe da misericórdia, pra que a doçura do seu olhar nos acompanhe “ para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus! ” (MVn. 24)
A todos minha benção e o meu afetuoso e paternal abraço.
Floriano, 04 de maio de 2016.
Dom Valdemir Ferreira dos Santos
Bispo eleito de Amargosa.