O ano começou em Festa para a Diocese de Barreiras, no oeste baiano. No dia 1º de janeiro foi realizada a nível diocesano a abertura do Ano Jubilar Mariano – 300 anos de benção, que foi proclamado pelo papa Francisco para o Brasil por ocasião dos três séculos da aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.
A programação teve inicio às 16h, com procissões marianas saindo das paróquias da cidade em direção a Catedral São João Batista onde diversas imagens da Virgem Maria, Mãe de Deus, se encontraram representando toda a riqueza da devoção católica a Nossa Senhora; a quem foi prestado grande louvor por todas as graças que têm alcançado ao povo da Diocese de Barreiras.
Após o louvor, os fiéis seguiram em procissão ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro onde foi celebrada solenemente a Santa Missa de abertura oficial do Ano Mariano. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes da Silva e concelebrada por diversos sacerdotes.
No final da celebração foi lido o decreto 10/2016, que proclama o Ano Nacional Mariano em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal.
As comemorações terão uma vasta programação até 12 de outubro de 2017 quando o Ano Mariano será encerrado no Brasil.
