Com o objetivo aprofundar a compreensão da CF 2017, a Diocese de Camaçari na Bahia promoveu o Seminário Diocesano da Campanha da Fraternidade. O encontro aconteceu no último sábado (11) e reuniu centenas de representantes de pastorais, movimentos e comunidades das diversas paróquias da Diocese.
O bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini, ressaltou a importância do estudo do tema proposto e recordou a preocupação dos três últimos papas que levaram à Igreja uma reflexão sobre o cuidado que todos devem ter com a criação, obra divina.
Dom Petrini recordou ainda que devemos cuidar dos jovens e adolescentes: “não podemos perder de vista o horizonte maior, com o cuidado dos jovens e adolescentes que são diariamente ceifados pela violência”, afirmou.
O estudo do tema foi apresentado pelo escritor e Profº Rodrigo Dias, da Diocese de Ilhéus. Ele apresentou o objetivo da CF de promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho, educando o nosso olhar para perceber que devemos viver em fraternidade; não só com os seres humanos, mas também com todos os seres vivos do planeta: olhando com o olhar de Jesus para toda a criação.
A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e como lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).
Fotos e informações: Pascom Diocese de Camaçari