pálio2 aracaju
Seis meses após assumir o governo pastoral da Arquidiocese de Aracaju, Dom João José Costa recebeu no último dia 29, das mãos do Papa Francisco, o Pálio arquiepiscopal, insígnia que simboliza o serviço e a promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica e na sua comunhão com a Sé Apostólica.
A bênção e entrega da faixa ocorreram por volta das 4h30, em celebração na Basílica Vaticana. Além de Dom João, quatro outros novos arcebispos brasileiros receberam o Pálio: Dom Júlio Akamine (Sorocaba-SP), Dom Delson Pereira da Cruz (Paraíba), Dom Orlando Brandes (Aparecida-SP) e Dom Geremias Steinmetz (Londrina-PR), que não estava presente. Ao todo, 36 arcebispos de vários países foram contemplados com a faixa.
O metropolita de Aracaju foi um dos concelebrantes da Solenidade de São Pedro e Paulo, presidida pelo Santo Padre, na Praça São Pedro. Nas duas celebrações Dom João Costa esteve acompanhado do Arcebispo Emérito, Dom José Palmeira Lessa.
Desde 2015, o Pálio não é mais colocado pessoalmente pelo Papa nos ombros dos arcebispos; a imposição é realizada nas respectivas arquidioceses pelo Núncio Apostólico no país. Em Aracaju, a cerimônia ocorrerá no dia 15 de setembro, na Catedral Metropolitana.
Texto: Carlos Barbosa – DRT-SE/2255

LITURGIA DIÁRIA