A Diocese de Livramento de Nossa Senhora está comemorando o Jubileu de Ouro de criação e instalação canônica: são 50 anos de trabalho para a glória de Deus e salvação das almas. A celebração solene desse momento histórico no próximo dia 23 de julho, às 17h, na Praça D. Hélio Paschoal e deve reunir fiéis de todas as paróquias da Diocese.
Esta grande festa foi preparada durante três anos por meio do projeto pastoral Rumo ao jubileu. Neste projeto as comunidades refletiram, a cada ano, sobre uma das Pessoa da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) relacionando-A com uma dimensão pastoral: no primeiro ano a Pessoa do Pai e a dimensão bíblico-catequética; depois a Pessoa do Filho e a dimensão litúrgica, por fim, o Espírito Santo e a dimensão pastoral da Caridade (dízimo e pastorais sociais).
A celebração no próximo domingo será presidida pelo bispo diocesano, Dom. Armando Bucciol que, juntamente com todo o povo de Deus, irá louvar e agradecer a Deus por essa história de missão evangelizadora.
História
A Diocese de Livramento de Nossa Senhora foi criada a 27 de Fevereiro de 1967 pela Bula Qui divina liberalitate do Papa Paulo VI, por desmembramento da Diocese de Caetité.
Seu primeiro bispo foi Dom Hélio Paschoal, CSS (1967-2004). Hoje está sob o governo de Dom Armando Bucciol (2004 – ). Situa-se no centro-sul do Estado da Bahia, tendo como limites a Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA) e Dioceses de Barra (BA), Caetité (BA), Irecê (BA), Jequié (BA) e Ruy Barbosa (BA). Possui uma superfície de 23.673,5 km² e uma população de 300.472 hab. (IBGE 2010).
Compreende os municípios de Abaíra, Barra da Estiva, Boninal, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ibitiara, Iramaia, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Mucugê, Novo Horizonte, Paramirim, Piatã, Rio de Contas, Rio do Pires, Tanhaçu. São 21 paróquias.
Fonte: Diocese de Livramento e wikipedia