No último domingo (16) aconteceu o encerramento da Missão Diocesana em Itaeté-Ba. Os missionários que retornaram da missão foram acolhidos com um momento de oração em frente à igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Em seguida, a banda “Amor Maior” animou a caminhada até a Comunidade Cana Brava onde foi implantado um cruzeiro como marco da Missão 2017 em Itaeté.
Após esse momento, todos se dirigiram ao Ginásio de Esportes Municipal onde foi celebrada a Santa Missa por Dom André de Witte, bispo de Ruy Barbosa, e concelebrada pelos sacerdotes presentes.
Ele em sua homilia destacou as palavras de Nossa Senhora nas bodas de Caná e que se tornaram o tema da Missão e estão escritos no cruzeiro memorial “Façam tudo o que Ele disser”. Segundo ele, foi dito a cada um de nós essas palavras.
Dom André explicou que durante a Missão Deus nos oferece uma chuva de bênção que não pode ficar sem resultados: “A palavra que ouvimos não dará frutos se não nos esforçarmos para compreendê-la. A alegria da acolhida dos missionários e da palavra não pode ser apenas aquela de um momento passageiro. Precisamos criar raízes, vencer o comodismo, não deixar que os ídolos do mundo sufoquem a palavra: somos chamados a produzir os frutos que o semeador, que Deus espera”.
E continuou: “A nossa vivência pode e deve revelar que somos ‘filhos e filhas de Deus’ comprometidos com o Reino de justiça e paz. Nas 29 comunidades ou no meio do (a)s 120 missionário(a)s deve ser difícil encontrar alguém que não valorize e agradeça a Deus as graças desta maravilhosa semana de missão que ele nos ofereceu”, conclui.
O encerramento da missão não significa atividade missionária acabou. Há agora o tempo de pós-missão que, segundo Dom. André, “tem por objetivo avaliar, cultivar e animar aqueles que foram tocados pela visita missionária”, respondendo aos apelos feitos pela comunidade com o intuito de servir a Deus.

