A pandemia do CORONAVÍRUS tem causado sérias consequências na vida da gente da Diocese Estância/SE. Não se trata apenas de uma questão sanitária e de saúde, mas também de economia. Muitos ficaram desempregados e passam por necessidades.
Diante desta realidade, a Igreja de Estância sente as dores do seu povo e manifesta seu amor ao próximo por meio de ações solidárias para com os mais pobres. A Igreja vem mobilizando sua gente promovendo ações que auxiliam as comunidades neste momento difícil. A Diocese acredita que a responsabilidade de cuidar do povo é de cada pessoa comprometida com a vida humana e com o evangelho de Jesus Cristo.
Todas as paróquias da diocese tem formado parcerias com o poder público, entidades, empresas e comunidade. O voluntariado tem sido a força motriz que engrena a roda da solidariedade.
O material que ajuda
A diocese tem arrecadado toneladas de alimentos que se transformam em centenas de cestas básicas em todo território. Além da doação de alimentos, a Diocese vem recebendo tecidos que servem para a produção de centenas de máscaras que são doadas. Produtos de higienização também são arrecadados e doados aos menos favorecidos. A solidariedade tem aquecido o povo carente com a doação de cobertores e roupas. Fraldas descartáveis também tem sido um item da ação solidária, tendo em vista o número de idosos e crianças carentes que necessitam. A periferia e assentamentos do MST têm sido os principais locais das ações solidárias.
Importar-se com o outro
A realidade da Diocese despertou a criatividade dos fiéis acerca da baixa instrução do seu povo: idosos que precisam de ajuda, desempregados que precisam de orientações para retirada do auxílio emergencial por meio das tecnologias da informação. Assim sendo, a Paróquia de São Francisco de Assis – Estancia – SE, Bairro Cidade Nova, produziu videoaulas ensinando medidas de prevenção e higienização acerca do covid-19. Já a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Estância, ajudou no cadastro digital de feirantes, trabalhadores informais com atividades suspensas e populares que se enquadravam no auxílio emergencial. Esse tipo de ajuda foi fundamental, uma vez que o público de baixa instrução não tem essa habilidade tecnológica.
Cuidando do Espiritual
A Diocese tem intensificado suas orações a fim de fortalecer a Igreja para o enfrentamento dessa labuta pandêmica. Tudo isso vem sendo realizado pelas redes sociais – Instagram, You Tube, WhatsApp – como também as emissoras de rádios têm ajudado bastante. Nas redes sociais temos terços marianos diariamente, missas, adorações, hora do Ângelus, orações específicas e a instrução e incentivo à prática da leitura orante.
O nosso povo tem amado com obras
A Diocese de Estância vem clamando ao Senhor por todas as pessoas do mundo inteiro que enfrentam dias difíceis e calamitosos. Ao mesmo tempo, a Igreja vivencia e experiencia a prática do amor manifestada por gestos e atitudes concretas.
“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” (1 João 3:17,18)
É nessa certeza que seguimos caminhando na estrada de Jesus. Não será fácil, mas não estamos sozinhos, Deus está conosco.
Texto e fotos: Pascom Diocese de Estância

LITURGIA DIÁRIA