Catedral São Pedro em Teixeira de Freitas, celebrou neste dia 29 de junho, à Solenidade do padroeiro da Diocese e da cidade de Teixeira de Freitas. Esse ano de forma atípica, em decorrência da pandemia do Coronavírus, todo o novenário foi realizado de forma virtual, onde os paroquianos puderam acompanhar pelas redes sociais. Os fiéis só puderam participar presencialmente nos dias 26 a 29 de junho, no tríduo em honra à São Pedro. No dia 26, padre Jaelson Cerqueira da paróquia Nossa Senhora das Graças presidiu a celebração. No sábado (27), o padre convidado foi José Aílton da Paróquia Imaculada Conceição. No dia seguinte, padre Isael – Reitor do Seminário São João Paulo II presidiu a última celebração, concluindo assim o tríduo.
No dia 29 – dia do padroeiro, várias Missas foram celebradas ao longo do dia com padres convidados da Forania São Pedro e com a participação de paroquianos e devotos que seguiram as medidas de segurança e distância social. À tarde, os fiéis de todas as paróquias da forania que leva o nome do padroeiro da cidade, saíram em uma linda carreata, correspondendo ao chamado do padre Edivaldo e do Bispo Diocesano, Dom Jailton. A carreata reuniu mais de 400 veículos, tendo início às 16h, saindo do trevo da cidade em direção à Catedral. Os participantes puderam presenciar e ouvir toda a cobertura ao vivo realizada pela Rádio Caraípe FM. No alto do carro do Corpo de Bombeiros estava a imagem de São Pedro, para alegria e emoção dos que ali estavam. Um trio elétrico conduzia os cantores que entoavam os cânticos em homenagem ao Santo. Mais adiante, atrás do trio, estavam as imagens dos Santos padroeiros das paróquias de Teixeira de Freitas, acompanhados pelos padres.
Esse dia para nós está sendo muito bonito, não imaginava que seria tão lindo, ver tantas pessoas reunidas para pedir proteção, louvar à Deus e renovar as esperanças em São Pedro, nosso padroeiro“, disse Ana Lúcia da paróquia São Sebastião.

Chegando à Catedral, o Pe. Edivaldo, pároco da Catedral, abençoou todos os fiéis que estavam dentro dos veículos.

image.pngAo final, o Bispo Diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino, presidiu a última Missa do dia, com a presença de padres, religiosas, seminaristas, paroquianos, autoridades civis e prefeito municipal de Teixeira de Freitas. A celebração foi transmitida pelas redes sociais da Diocese, Catedral e rádios parceiras Sucesso FM (104,9) e Caraípe (100,5). Em entrevista concedida à PASCOM, Dom Jailton falou sobre quem foi São Pedro e qual a importância desta dia de hoje para diocese: “São Pedro era um pescador, ele encontrou-se com Jesus, foi um dos primeiros a ser chamado por Jesus e escutando o apelo dele, seguiu os passos do Mestre e dispôs a sua vida a serviço do Reino de Deus. Era aquele que estava em todos os mementos da vida de Jesus e que foi fiel até o fim, mesmo nas suas fragilidades, nas suas quedas, da sua impulsividade, ele foi fiel até o fim a Jesus Cristo. Ele era tão fiel à Jesus, que filho do Altíssimo resolveu lhe confiar o governo e à coordenação da Igreja. Um homem decidido, de muita dedicação, um homem espetacular. A missão de pedro, é de confirmar os seus irmãos na fé e ainda hoje ele nos confirma através do seu exemplo e através daqueles que o sucedem, hoje no caso, o nosso querido Papa Francisco” destacou o Bispo.
image.png
Para o padre Edivaldo Oliveira, pároco da Catedral: “Celebrar a festa de São Pedro, padroeiro desta cidade, da diocese, é uma alegria para todos nós, nos encontrarmos neste tempo tão diferente, estamos celebrando de forma diferente de todos os anos por causa da pandemia, mas tivemos a alegria de fazermos uma grande carreata para que o povo pudesse manifestar à fé, tivemos que criar uma motivação bonita, de unirmos com todas as paróquias da forania, é uma coisa nova para nós, foi uma forma de celebrar com mais fervor o padroeiro da nossa cidade” declarou.

 

LITURGIA DIÁRIA