Na noite deste sábado, 18 de julho, a Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas ganhou mais um sacerdote, durante a Santa Missa de Ordenação Sacerdotal de Wallas de Oliveira, realizada na Paróquia São Benedito em Posto da Mata/Nova Viçosa. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino, e contou com a presença de parte do clero diocesano, seminaristas, familiares e amigos do neo-sacerdote. Em decorrência da pandemia do Coronavírus, a Celebração Eucarística foi restrita a apenas essas pessoas, porém, os fiéis puderam acompanhar toda a Ordenação ao vivo pelas redes sociais da Diocese.
O lema escolhido pelo padre Wallas para o seu sacerdócio foi o trecho da Oração de Santo Agostinho “Da quod iubes et iube quod vis” – Dai-me o que ordenais e ordenais o que quiserdes. Para ele, o lema escolhido vem desde o Seminário. “Nós temos que pedir sempre ao Senhor, que Ele conceda a nós, essa grande graça e com isso, ouvindo a sua palavra é que a gente pede que ele faça, ou que nós possamos fazer o que ele nos pede, para que eu possa cumprir fielmente o seu chamado. Esse sacerdócio como eu disse também nos agradecimentos, é um degastar-se, degastar para que as ovelhas de Cristo possa estar unidas ao seu redil, ouvindo a verdade que é Cristo Jesus“, disse o padre.
Em sua homilia, Dom Jailton disse que estava planejado algo diferente para este dia: “Estava planejado uma Celebração de Ordenação com muitos amigos, com a presença massiva dos fiéis, mas Deus dispôs que seja assim, como nós estamos realizando. Bendito e Louvado sejam os desígnios do Senhor, o importante é que nós estamos aqui congregados em nome de Jesus, de cujo sacerdócio somos participantes“, afirmou Dom Jailton.
O bispo explicou o porque a celebração de uma ordenação encanta a todos. “Numa celebração, tendo uma Ordenação a todos nos encanta, porque é algo muito lindo. Encanta por mostrar no ordinário o movimento do Espírito que o conduz ate aqui, quando a configuração sacramental com o Sumo e eterno Sacerdote dar uma força interior, dar força interior ao novo presbítero para se tornar imagem daquele que, como diz o autor da carta dos Hebreus, se fez, se faz obediente ao Pai por amor. Amor ao Pai e amor por seus irmãos e irmãs. É nisto que consiste a vocação sacerdotal, no amor irresistível ao Pai”, comentou.
O prelado ainda dirigiu algumas palavras ao ainda, Diácono Wallas. “Hoje é o grande dia esperado de tua ordenação, subirás ao altar do Senhor como sacerdote. Entra meu caro bem disposto para o combate, persevera bem disposto no combate. O Reino de Deus não é deste mundo, ainda que aqui cresça conquistando uma multidão de irmãos para Cristo. Neste combate não estará sozinho. O Senhor Jesus estará sempre presente, tenha consciência disto: você nunca estará sozinho. Ele é que garante – Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos, nós te acolhemos. Para nós é um presente, és para nós uma consolação em meio às exigências tão elevadas ao pastoreio em nossa amada Diocese“, disse o bispo.
O rito de ordenação é composto por seis partes: A eleição do Candidato, Homilia, propósito do Eleito, Ladainha, Imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da Patena e do Cálice.
Ao término da celebração, o Pe. Wallas expressou alegria no coração, apesar de estarmos vivendo tempos adversos, agradeceu ao bispo Dom Jailton, aos padres e aos familiares e amigos presentes e aqueles que não puderam estar por conta da pandemia, por todo o bem, motivação e apoio. O bispo Dom Jailton comunicou, oficialmente que o Pe. Wallas, recém-ordenado, irá exercer o primeiro ministério presbiteral, como Vigário Paroquial na Paróquia Santo Antônio (Co-Catedral) em Caravelas, auxiliando o Pe. Jan Gabriel. Muito em breve, o Padre Jan irá estudar Mestrado em uma Universidade em Roma-Itália.
Filho de Guiomar de Oliveira, Pe. Wallas de Oliveira, 36 anos é baiano, nasceu no dia 30/06/1984, iniciou a caminhada na vida religiosa em 2004. Ingressou no Seminário de Ilhéus, depois foi para o Seminário Imaculada Conceição em Aracaju/SE, onde cursou Filosofia. Teve passagem no Seminário Maria Mater Ecclesiae em São Paulo/SP, no início do curso de Teologia e por fim, no Seminário São José, no Rio de janeiro/RJ.
Fotos e Texto: PASCOM DIOCESANA