Foi nomeado, nesta segunda-feira (22), por meio de decreto do Arcebispo Metropolitano de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, o Padre Antônio Ederaldo de Santana, administrador diocesano da Diocese de Alagoinhas, que encontra-se vacante desde o último dia 19 de março, com a posse de dom Paulo Romeu Dantas Bastos como bispo da Diocese de Jequié (BA).
Nesta terça-feira (23), às 7h, haverá missa na Catedral Santo Antônio, quando o mesmo será apresentado à comunidade e feita a leitura do decreto de nomeação. A missa também será rezada pela nomeação do novo bispo diocesano.
Padre Antônio Ederaldo de Santana é presbítero na Diocese de Alagoinhas há quase 20 anos. Nascido em 16 de abril de 1975, em Olindina, foi o primeiro sacerdote ordenado por Dom Paulo, em 22 de dezembro de 2002. Foi vigário paroquial nas paroquias Catedral Santo Antônio, em Alagoinhas e Nossa Senhora da Conceição, em Nova Soure. Desde 2006 é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Rio Real. Também atuou como coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Pastoral do Dízimo e assistente espiritual da Renovação Carismática Católica. Em 2007 foi escolhido Vigário Geral da Diocese, função que exerceu até o dia da nomeação. Mesmo assumindo o novo cargo, padre Ederaldo permanece como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Rio Real.
Em sua primeira visita à Sé de Alagoinhas, desde que tomou posse como arcebispo de Salvador, Dom Sérgio manifestou a alegria por encontrar os irmãos sacerdotes do clero diocesano e explicou as funções do administrador diocesano: “Chego a Alagoinhas num momento importante, cheio de alegria e gratidão. É um momento de espera e esperança. Vamos rezar para que o novo bispo seja nomeado. Enquanto isso, o administrador diocesano, que conforme a designação apresenta, cuidará das atividades administrativas e pastorais, com o apoio dos padres, religiosas, religiosos e todo o povo de Deus”, destaca.
Foto e informações: Diocese de Alagoinhas