A expectativa é que 22 mil velas sejam acesas nos estados da Bahia e Sergipe Foto: acervo Cáritas Brasileira Regional NE 3

No dia 13 de agosto, próxima sexta-feira, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 promove um encontro online para marcar o início da Campanha 10 Milhões de Estrelas 2021. A data escolhida para o lançamento é especial: dia de Santa Dulce dos Pobres, a intercessora dos que mais necessitam e inspiração para os gestos de solidariedade. A atividade será realizada às 19h, através da plataforma Google Meet. Esse ano, o tema que norteia as reflexões é “Escolhe, pois, a vida” e o lema bíblico extraído de Deuteronômio 30,19: Coloque diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Escolhe, pois, a vida e então viverás com toda a tua posteridade.
O lançamento da Campanha 10 Milhões de Estrelas no Regional Nordeste 3 da CNBB, que é composto pelas Arqui/Dioceses dos estados da Bahia e Sergipe será marcado por um momento celebrativo inter-religioso. Participa do encontro a vice-presidente da Cáritas Brasileira, Cleusa Alves da Silva; o Arcebispo de Feira de Santana e referencial para a Pastoral Afro Brasileira Nacional, Dom Zanoni Dementino Castro; a advogada, ativista dos Direitos Humanos e candomblecista do Terreiro Ilé Asé Opõ Aganju, Raimunda Oliveira; a fundadora do Instituto  Manoel Philomeno de Miranda, voluntária da Mansão do Caminho e espírita, Célia Queiroz; o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e membro do Comitê Inter-religioso, Pastor Jorge Nery e o frade capuchinho, Frei João Paulo.
O gesto concreto da Campanha é motivar as pessoas e grupos a acenderem uma vela na noite de Natal, simbolizando o desejo de construir um mundo mais justo e solidário. As velas são personalizadas e o valor arrecado com as vendas é destinado para as ações sociais da Cáritas nas Arqui/Dioceses. A expectativa para esse ano é que sejam acesas 22 mil velas como explica o articulador da Campanha no Regional NE 3, Geri Lima. “Queremos divulgar amplamente as mensagens que a Campanha trás para todas as famílias da Bahia e Sergipe…do Brasil. Reforçar a construção coletiva, fraterna e consciente da cultura de paz, solidariedade e afeto nestes dias tão desafiadores para todos e todas nós. Para nós, da Cáritas Regional NE 3, será uma alegria acender, conjuntamente, 22 mil velas ” estrelas”, emanando ao mundo luzes, paz e o esperançar contínuo”, explicou.
História da Campanha 10 Milhões de Estrelas
Mesmo com a pandemia da COVID 19, muitas famílias e grupos acenderam suas velas no Natal de 2020. Foto: acervo Cáritas Brasileira Regional NE 3

A Campanha 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa da Cáritas Brasileira que tem como objetivo de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs independente de etnia racial ou crença religiosa.
O projeto teve sua origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi a partir de 2002 que a ação iniciou seu percurso internacional. Desde então, o principal propósito, disseminado pela Confederação Cáritas, no mundo, sempre foi sensibilizar a população para a importância dos valores da solidariedade, justiça e da paz.
O Brasil aderiu ao projeto em 2014, durante a campanha mundial da Cáritas Internacional, Uma só família humana: pão e justiça para todas as pessoas. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e gestos por um mundo mais justo e igualitário, reunindo as pessoas em torno de uma mesma causa. A cada ano que passa, por meio desta campanha, a Cáritas Brasileira e toda sua Rede, tem incentivado a união das pessoas como comunidade: nos lares, ruas, instituições, grupos, pastorais e Paróquias.

LITURGIA DIÁRIA