Entre os dias 14 e 16 de outubro, a Diocese de Serrinha (BA) realizou o Congresso Missionário Online. O evento foi organizado pela Comissão Missionária Diocesana (COMIDI) e nos três dias de Congresso os missionários e missionárias da diocese de Serrinha puderam refletir sobre a Lectio Divina, com a assessoria da Ir. Erica Soares da Silva; a vivência das primeiras comunidades em Atos dos Apóstolos, assessorada pelo Pe. Alexandre Aquino Pinheiro e o testemunho e a missionariedade nos discípulos de hoje, assessorada Pe. Evandro de Santana Andrade.
Foram dias de estudo, oração, reflexões e trocas de experiências das realidades missionárias no chão da diocese de Serrinha. No dia 17, 29º domingo do tempo comum, o bispo diocesano, Dom Hélio Pereira dos Santos, presidiu a missa na catedral em Serrinha, encerrando o II Congresso Missionário e abrindo solenemente o Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco, Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.
No decorrer da celebração, Dom Hélio Pereira dos Santos, trouxe algumas palavras de encorajamento para toda diocese dizendo: “O missionário deve afastar-se da lógica da ascensão humana e pautar sua vida na ascensão para Deus através do bem ao próximo. O missionário deve viver, cultivando os mesmos sentimentos de Jesus, pois é enviado por Jesus: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo, 20,21). Jesus, o grande missionário, veio do Pai ao nosso encontro, trazendo a Boa Nova da salvação, quer que continuemos a sua missão. Jesus não nos pede deixar a família ou o trabalho, pede que que deixemos o estilo de vida que não combina com o nome de filhos e filhas de Deus. O modo de viver é o que nos distingue como missionários de Jesus”.
Para o coordenador do Conselho Missionário Diocesano, Gabriel Mota Abreu, a realização do II Congresso Missionário Diocesano foi verdadeiro Kairós em nossa diocese, vivemos um tempo de graça, oração, escuta e evangelização, mesmo em tempos de isolamento social, conseguimos fazer com que os corações de tantos missionários e missionárias pudessem arder no desejo de anunciar e testemunhar a presença do Cristo Missionário em nossas vidas, finalizo com a frase do grande missionário, o Papa Francisco «Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo».
Texto: Gabriel Mota Abreu / Fotos: Rosimeire da Silva e Silva