Os bispos da Bahia e deSergipe (CNBB Regional NE 3) estiveram reunidos durante a Assembleia do Conselho Episcopal Regional (Conser), realizado no Centro de Trienamento de Líderes (CTL), em Salvador, de 21 a 23 de fevereiro. Na ocasião, os prelados refletiram sobre a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Educação”, e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).
A partir desta reflexão sobre a CF, foi discutida a realidade da Pastoral da Educação e da Pastoral Universitária no Regional Nordeste 3. Para este encontro, a presidência do Regional preparou, juntamente com os bispos, a visita Ad Limina Apostolorum, que ocorrerá entre os dias 20 e 27 de maio, em Roma. A cada cinco anos os bispos se encontram com o Santo Padre, o Papa Francisco, para confirmar a comunhão e a unidade com o Sucessor de Pedro.
Durante o Conser, em clima de Sinodalidade e corresponsabilidade pela missão, os bispos do Regional aprofundaram as questões referentes ao Livro VI do Código de Direito Canônico, publicação que foi reformada recentemente pelo Papa Francisco. Outros assuntos pastorais foram tratados: avaliação e prestação de contas da Campanha Emergencial SOS BAHIA, realizada pela CNBB e pela Cáritas Brasileira, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros que foram destinados para famílias que sofreram perdas devido às fortes chuvas no fim de 2021.
Dom Guido Zendron, bispo de Paulo Afonso e presidente da Comissão Bíblico-catequética apresentou o Documento Antiquum Ministerium, Carta Apostólica, na qual o Papa Francisco instituiu o Ministério do Catequista. No momento de partilha pastoral Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santana, fez uma explanação sobre a importância da Pastoral Afro Brasileira.
A centralidade da Assembleia foi como sempre a Eucaristia, celebrada todas as manhãs, renovando como fonte para a vida e missão da Igreja.
Texto: Diácono Luciano (Vitória da Conquista)
Fotos: Sara Gomes (Arquidiocese de Salvador)