
A assessoria e o secretariado de Pastoral do Regional Nordeste 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE3), realizaram o encontro com as coordenações das pastorais e movimentos presentes na Bahia e em Sergipe. Na ocasião, o secretário geral do Regional, Dom Vitor Menezes, acolheu os participantes, recordando a importância do caminho de comunhão e unidade desejado pelos bispos, bem como destacou que o encontro é expressão da sinodalidade da Igreja.
Dom Vitor pediu orações pela Visita Ad Limina Apostolorum, que será realizada pelos bispos do Regional, de 23 a 28 de maio, em Roma, quando os prelados se encontrarão com o Papa Francisco para expressar a comunhão e a unidade com o sucessor de Pedro, bem como poderão visitar e rezar junto ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo.
O encontro foi marcado pela reflexão sobre a Sinodalidade: comunhão, participação e missão. Dom João Cardoso, presidente do regional, abordou a temática do Sínodo dos Bispos, convocando os presentes a participarem ativamente da fase diocesana, recordando que não se trata de uma mera consulta, mas de um verdadeiro caminho eclesial de comunhão e participação.

Durante o encontro, aconteceu a partilha sobre a experiência da Campanha SOS BAHIA e Minas: Solidariedade que Transborda, conduzida por Márcio e Geri, representantes da Cáritas no Regional, além de prestação de contas dos diversos projetos de ajuda às famílias atingidas pelas chuvas e enchentes em dezembro de 2021, agradecendo aos bispos e ao povo de Deus pela partilha e solidariedade.
O encontro foi encerrado com a Oração de São Francisco, suplicando o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e pela Paz no Mundo. O próximo encontro que reunirá os representantes das pastorais e dos movimentos será na modalidade presencial, de 10 a 12 de junho, em Salvador.