Por Cese Salvador – Com a chegada da Primavera, a CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) renova o seu compromisso ecumênico como serviço das igrejas de apoio à luta por direitos no Brasil. No próximo dia 23 de setembro, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço lança a sua campanha anual Primavera para a Vida, que esse ano leva o tema “Justiça Ambiental na perspectiva de Direitos”.
A intenção da CESE com a Primavera para a Vida é justamente chamar atenção dos cristãos e sensibilizá-los sobre essa realidade cada vez mais presente. Eliana Rolemberg, Diretora Executiva da CESE, alerta para a importância de ficarmos atentos e nos prepararmos para as consequências das mudanças climáticas quanto à deterioração dos direitos humanos e à degradação dos recursos naturais, que afetam a vida no planeta.
“Vamos todos sofrer muito se não despertarmos para essa realidade e se não mudarmos nossos padrões de produção e consumo de forma urgente. A CESE e as igrejas que a compõem não podem ficar de fora deste debate”, afirma Eliana Rolemberg, diretora executiva.
A CESE foi fundada em 1973 por igrejas cristãs empenhadas no fortalecimento das lutas dos movimentos sociais por uma sociedade mais justa e democrática. Atualmente, é composta pelas seguintes igrejas: Igreja Católica Apostólica Romana – CNBB, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB), Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPUB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e Aliança de Batistas do Brasil.
Quitéria Silva, do estado de Alagoas diz que gostaria de destacar a importância do apoio da CESE para os movimentos sociais e para juventude, inclusive para ao nascimento da própria REJU. “Ela tem contribuído bastante na luta por direitos e no fortalecimento dos nossos movimentos. A CESE vem nos ajudando muito, principalmente através do apoio a pequenos projetos, que conseguem chegar às bases desses movimentos, às pessoas mais à margem da sociedade. Eu espero que ela continue ajudando e ampliando o seu trabalho porque o seu papel é muito importante”, completa.
Para ter acesso a mais informações sobre a campanha, clique aqui!