O feriado de 9 de novembro, aniversário de Vitória da Conquista começou diferente para a juventude católica da cidade. Jovens de todas as Paróquias se reuniram na COTEFAVE – fazenda administrada pelo Padre Edilberto e que trata de pessoas com dependência química – para comemorarem o Dia Nacional da Juventude (DNJ).
O DNJ é um dia especial celebrado em todo Brasil para conscientizar os jovens de que essa etapa da vida deve também ser vivida em Cristo. O tema deste ano foi: “Juventude e Vida – Qual vida vale a pena ser vivida?”
Logo ao chegar, o Pe. Edilberto falou sobre a Cotefave e seu desenvolvimento nos últimos anos. Em 2012, a Cotefave completou 10 anos de trabalho social e comunitário. Ele explicou que todas as construções da fazenda foram realizadas pelos próprios internos.
A primeira atividade da manhã foi o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e da Cotefave, enquanto todos entoavam o Hino Nacional. Após esse momento, os jovens participaram da Santa Missa que foi celebrada pelo Padre Estevam Santos da Paróquia Nossa Senhora das Candeias e concelebrada por outros sacerdotes do Vicariato.
Após a Missa, a representante da Pastoral da Juventude no Regional Nordeste 3, Deise Rocha, fez uma palestra sobre o tema do DNJ desse ano. Ela destacou os maiores desafios que os jovens encontram para seguir o Evangelho. “Dá mesma forma que a vida vem rápido ela pode ir rápido. Tudo depende do caminho que nós queremos seguir. Mas precisamos saber que Jesus nos propõe uma vida de salvação”, disse Deise.
Depois desse momento, todos os jovens foram convidados por Padre Edilberto para fincar uma cruz que foi feita pelos próprios residentes da fazenda e a partir deste ato, sempre fará memória desse dia. Em seguida, entoaram o Hino da Jornada Mundial da Juventude a qual acontece no Rio de Janeiro em 2013. Após esse ato concreto do DNJ, foi realizado um almoço partilhado.
Informou: Caio Barbosa – Pascom da Arquidiocese de Vitória da Conquista.