Realizado entre os dias 23 a 25 de novembro, na casa de Retiro Assunção, em Brasília (DF), o Encontro Nacional da Pastoral Carcerária. O mesmo acontece a cada dois anos, e reuniu representantes de quase todos os estados do país.
Na oportunidade foram debatidas propostas de diretrizes e linhas de ação como prioridades para os próximos dois anos, com enfoque na formação e organização da PCr, utilizando uma metodologia de rodas de conversa e apresentações para proporcionar uma maior participação e integração, com base nas respostas de um questionário previamente preenchido por agentes de pastoral de todo o Brasil.
Na questão da organização da Pastoral Carcerária, foi votada a extinção da estrutura por macrorregiões, para vigorar ao final da próxima Assembléia, após as eleições nacionais, que acontecerá em novembro de 2014. Em substituição, será utilizada a estruturação das coordenações por regionais, conforme a organização da CNBB.
Também como resultado do Encontro foi produzida uma “Carta aberta ao Ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo”, disponível no site da Pastoral Carcerária Nacional no endereço: http://carceraria.org.br/confira-a-carta-aberta-da-pastoral-carceraria-enviada-ao-ministro-da-justica.html