Com o objetivo de desconstruir o modelo de Estado vigente e garantir a participação popular no processo de construção de uma sociedade democrática, a Arquidiocese de Feira de Santana sediou a etapa Regional da  5ª Semana Social Brasileira, entre os dias 3 e 5 de maio, no Centro de Pastoral Arquidiocesano – Papagaio, em Feira de Santana (BA). O evento é mais uma etapa das Semanas Sociais que acontecem em todo o Brasil numa iniciativa das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de refletir sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros, suas contradições e possibilidades de superação.

Mesa de abertura - 5ª semana social nordeste 3

A aberta no dia 03 de maio foi às 14h, com o credenciamento. No dia 04 foi realizada uma reflexão geral sobre o Estado, com o Cientista Político (UFBA), Joviniano Neto. Em seguida foram realizadas oficinas temáticas sobre a questão agrária e a violência no campo e na cidade, com o professor Paulo Torres (UFES) e Joaci (CEAS); questão urbana e a cidade da exceção, com Manuel Nascimento (CEAS) e Daniel Miranda (Movimento de Juventude); segurança alimentar e hídrica com Rubem Siqueira (CPT) e Luciana Sarno (Cáritas NE 3); acesso aos direitos sociais e políticas públicas, com Pe. Thierry (CNBB) e Paulo Demeter (FASE); controle popular do Judiciário com Jorge Moreno (Juiz membro do Fórum Popular Maranhão) e Cátia Cardoso (Cáritas Regional NE 3) e tráfico de pessoas, com Jaqueline Leite (CHAME), a qual afirmou em entrevista para o Regional Nordeste 3 a importância das mini-plenárias. “É fundamental se aprofundar sobre assunto pra saber como cada gente aqui, que funciona ou que trabalha de uma forma poderá atuar dentro da sua comunidade, uma formação, um aprofundamento do tema é importantíssimo para que as pessoas saibam pelo menos detectar e saber como trabalhar com o assunto”, concluiu.

O terceiro dia de evento foi para encaminhamento de propostas e delegados que irão para o Nordestão da 5ª Semana Social, que acontecerá no dia 09 a 11 de agosto em Fortaleza.

O evento reuniu movimentos sociais, comunidades eclesiais, pastorais, bem como membros de outros segmentos religiosos e representantes da sociedade que estão comprometidos com questões sociais e desejem se inserir nas discussões sobre os rumos da sociedade brasileira em vista da construção do bem comum.

Ao todo estiveram presentes 21 arqui/dioceses do Regional Nordeste 3 e 6 bispos (Dom Giovanni Crippa – bispo auxiliar de Salvador, Dom Itamar Vian – arcebispo de Feira de Santana, Dom Mauro Montagnoli – bispo de Ilhéus, Dom José Geraldo Cruz – bispo de Juazeiro,  Dom André de Witte – bispo de Ruy Barbosa e Dom Paulo Romeu Bastos – bispo de Alagoinhas).

Confira as fotos da Semana.

LITURGIA DIÁRIA