O povo católico de Itapicuru, cidade histórica localizada a 230 km de Salvador, se prepara para a festa da sua padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, pertencente à Diocese de Alagoinhas. Os festejos começam nesta sexta-feira (04) e prosseguem até o dia 13, com o tema: “Coragem! Levanta-te, Ele te chama”.
A primeira noite da novena será presidida pelo vigário paroquial de Itapicuru, Pe. Marcos Antonio e animada pelo Apostolado da Oração. Para o pároco da cidade, Pe. João Matos, a festa da padroeira é um momento de graça para todos os itapicuruenses. “Nesse Ano da Fé queremos renovar o nosso compromisso para a construção de uma Igreja viva e atuante”, afirmou.
História da Itapicuru
O desbravamento do território iniciou-se em 1648, por aventureiros que ali se estabeleceram, desenvolvendo a agropecuária. A capela construída em louvor a Nossa Senhora de Nazaré, foi elevada à curato, em 1680, e a freguesia, em 1898. O arraial formado, foi elevado à vila, em 1727, com o nome do Itapicuru de Cima.
Em 1831, transferiu-se a sede da vila para o arraial de Nossa Senhora da Saúde, ficando a antiga vila como simples povoado, denominado Vila Velha. Supresso em 1931, o município foi restaurado em 1933, com o nome simplificado para Itapicuru. No decorrer de sua história, Itapicuru teve seu território desmembrado para formar os municípios de Jeremoabo (1831), Rio Real (1880), Olindina (1958) e Crisópolis, em 1962.
Fonte: Site da Diocese de Alagoinhas.