Na manhã do dia 19 de janeiro, na Casa de Retiro São Bento em Barreiras (BA), o bispo diocesano, Dom Josafá Menezes da Silva, reuniu-se com um grupo de homens que almejam a ordenação ao diaconato permanente e suas esposas.
As temáticas destacadas nesse encontro foram o momento de oração, o entrosamento entre os futuros diáconos e suas respectivas esposas, família e o ministério diaconal. Houve ainda no uma prévia preparação para a ordenação, a qual está prevista para este ano.
Durante o encontro foi refletido também pelo o grupo o envolvimento das esposas e filhos na Igreja através das pastorais, a missão do diácono e a disponibilidade para colaborar na paróquia.
Para José Roberto Santana, futuro diácono, o ministério diaconal na Igreja é uma iniciativa muito importante da Igreja atual, pois, o diácono permanente pode contribuir muito para o crescimento do reino de Deus, principalmente entre as famílias. “Com certeza muitas dificuldades irão surgir, mas com a força e o apoio da Igreja, espero ajudar na medida do possível. Somos gratos com essa oportunidade iniciada por Dom Ricardo em nossa Diocese e abraçada também por Dom Josafá”, afirmou.
As mulheres dos diáconos permanentes são pilares fundamentais para a caminhada pastoral de fé a serviço do Reino de Deus. Esse encontro além de ajudar no entrosamento entre elas é um momento de fortalecer o compromisso de sua missão como esposa, mãe envolvidas com a Igreja em um mundo onde os valores familiares e espirituais estão sendo colocados de lado.
Casais presentes:
Reinilton Rodrigues e Maria Aparecida dos Santos
José Roberto Sant’Ana e Margarida Maria
Francisco de Assis Gadêlha e Antonieta Barbosa
José Ferreira e Gildete da Silva
Noé Rdrigues e Adenice de Jesus
Divanilson (Da Mata) e Maria Euclides Costa
Domingos Soares e Helenice Batista
Fonte: Site da diocese de Barreiras.