O clero da Diocese de Ruy Barbosa, na Bahia, participou do retiro anual, promovido pela Pastoral Presbiteral entre os dias 6 e 9 de março. A atividade aconteceu na Casa Betânia, em Salvador, e foi assessorado pelo bispo emérito da Arquidiocese de Mariana, Minas Gerais, Dom Geraldo Lyrio Rocha. O tema destacado este ano foi “Vida e ministério dos presbíteros à luz do Magistério da Igreja”.

Durante o retiro, os padres foram chamados ao recolhimento espiritual, na prática da Escuta da Palavra e da oração. Dom Geraldo propôs a reflexão sobre aquilo que a Igreja espera do presbítero, que não é um homem comum, mas um homem de Deus, um homem espiritual, um dispensador dos Mistérios de Cristo.

Para isto, o presbítero deve se compreender chamado a ser profeta, sacerdote e pastor, à semelhança de Cristo, uma vez que age em Sua pessoa toda vez que prega a Palavra e quando celebra os sacramentos. O retiro também possibilitou a reflexão sobre a qual os presbíteros precisam ser homens da comunhão e de unidade, vivendo unidos sacramentalmente e pastoralmente ao seu bispo, aos irmãos no presbitério e ao povo a eles confiado, buscando a vivência da santidade no próprio exercício do ministério.

Por fim, Dom Geraldo Lyrio destacou, também, a importância de uma profunda e filial devoção à Virgem Maria como imagem da Igreja e zeladora dos sacerdotes. O retiro foi marcado por momentos de pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento, Missas e celebrações das horas canônicas, bem como pela celebração do Sacramento da Penitência, no qual os sacerdotes atenderam uns aos outros em confissão.

Estavam presentes o bispo diocesano, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, os padres, diáconos e os seminaristas em estágio pastoral da Diocese.

Informações fotos: Setor de Comunicação da Diocese de Ruy Barbosa

LITURGIA DIÁRIA