Com o objetivo de reanimar os fiéis quanto a devoção e o zelo para com a Eucaristia, Fonte de vida e de salvação, nesta realidade de um contexto pandêmico, a Diocese de Irecê, na Bahia, realizou o 1° Congresso Eucarístico Missionário, entre os dias 4 e 10 de junho, com ações litúrgicas em todo o território diocesano. Na ocasião, o Papa Francisco enviou uma bênção especial.

A abertura do Congresso, no dia 4, aconteceu em todas as paróquias, que seguiram em comunhão no dia 5, quando foi celebrada a Santa Missa e realizada a distribuição da “Sopa de Irmã Dulce”. A programação contou, ainda, com a Missa pelos enfermos, no dia 6, também celebrada em todas as paróquias.

Já em 7 de junho, o bispo diocesano, Dom Tommaso Cascianelli, conduziu a recitação do Terço, com transmissão ao vivo. No dia 8, todas as paróquias celebraram a Solenidade de Corpus Christi; assim como a Hora Santa Vocacional, realizada no dia 9. Para encerrar a atividade, no dia 10, os fiéis das 28 paróquias se reuniram para um Encontro Celebrativo, que teve início às 17h, no Estádio Municipal Marcionílio Rosa, localizado na sede da Diocese.

Por volta das 18h, Dom Tommaso presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelo clero diocesano. Também estiveram presentes seminaristas, mais de 700 ministros extraordinários da Sagrada Comunhão e mais de 300 coroinhas. Após a Celebração Eucarística, o Santíssimo Sacramento foi conduzido em procissão, encerrando com a bênção solene. Em seguida, houve um show da missionária católica Suely Façanha.

Fotos: Pascom Diocesana
Texto com informações do padre Adeilton Silva Costa, assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação.

LITURGIA DIÁRIA