O Arcebispo de Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro; o bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros; o bispo da Diocese de Barreiras, Dom Moacir Silva Arantes; e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho e Dom Dorival Barreto, foram nomeados para Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante o Conselho Permanente que esteve reunido em Brasília, no Distrito Federal.

A partir de agora, Dom Zanoni integra a Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso. “Este serviço à Igreja no Brasil é valioso. Essa Comissão tem por atribuição promover a unidade dos cristãos, o diálogo inter-religioso no âmbito da Igreja Católica, tendo presentes as orientações do Magistério e em atenção ao cenário religioso do país. Nós vivemos estes contextos plural e global, onde não há espaço para a indiferença e a intolerância. Eu agradeço de coração a confiança da Conferência Nacional em escolher o meu nome para compor essa Comissão Episcopal tão importante”, disse.

Já Dom Moacir faz parte, a partir de agora, da Comissão Episcopal para a Vida e a Família. Ao lado do prelado estão Dom Reginei José Modolo e Dom Bruno Elizeu Versari, que preside tal Comissão.

Dom Dirceu passa a fazer parte da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação, que é composta por outros quatro bispos: Dom Francisco Agamenilton Damascena, Dom Dimas Lara Barbosa, Dom Carlos Lema Garcia e Dom Gregório Bem Lâmed Paixão. Esta Comissão é formada por cinco setores, que são: Educação, Ensino Religioso, Universidades, Cultura e Bens Culturais, sendo este último o de responsabilidade direta de Dom Dirceu.

Os bispos auxiliares Dom Dorival Barreto e Dom Valter Magno de Carvalho foram nomeados para a Comissão Episcopal para a Liturgia e para a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC), respectivamente. “A eleição para a Comissão Episcopal para a Liturgia é um serviço para colaborar com a missão evangelizadora da Igreja no Brasil, a fim de que a Liturgia seja ‘cume e fonte da ação da Igreja’”, afirmou Dom Dorival, que também é secretário do Regional e na Comissão para a qual foi nomeado estará ao lado de Dom José Benedito Cardoso e de Dom Hernaldo Pinto Farias.

Para Dom Valter, a nomeação foi acolhida com alegria. “Eu vou acompanhar mais de perto os diáconos permanentes, essa é a missão que a Igreja me pede. Eu vejo como uma oportunidade de servir à Igreja no Brasil, colaborando com a Comissão nessa etapa tão importante dentro do Ano Vocacional, que nós estamos vivendo. A CMOVC tem uma importante tarefa, que é fomentar esses trabalhos ligados à vocação, ao chamado de Deus”, disse. Esta Comissão é presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari e, além de Dom Valter, é composta por Dom José Albuquerque e Dom Cleocir Bonetti.

LITURGIA DIÁRIA