Santa Missa de abertura – Foto: arquivo OSIB

Padres formadores e psicólogos que atuam nos seminários das arquidioceses e das dioceses dos estados da Bahia e de Sergipe estiveram reunidos, de 20 a 22 de outubro, no Mosteiro do Salvador, na capital baiana, para um encontro de atualização. A abertura do encontro aconteceu com a Santa Missa, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e referencial para a OSIB no Regional, Dom Valter Magno de Carvalho, que também é membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Promovido pela Organização dos Institutos Filosófico-Teológico do Brasil (OSIB), do Regional Nordeste 3, a atividade foi orientada pelo frei Vagner Sanagiotto, que é frade carmelita, psicólogo e psicoterapeuta, doutor em Psicologia pela Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. “Interessante é que, neste encontro, estamos falando com os formadores e com os psicólogos para buscar entender como pode ser integrado o processo da psicologia no interno do contexto formativo à vida presbiteral, à vida religiosa como um todo. É importante que estamos compartilhando não somente conteúdo teórico, mas também experiência de vida, trazendo presente o que cada psicólogo traz, como reage, como procura contribuir com a formação à vida presbiteral e à vida religiosa consagrada das nossas vocações. É um momento de encontro, de partilhar experiências, de aprofundar um conteúdo que se torna cada vez mais fundamenta para a vida presbiteral e religiosa, principalmente considerando o perfil das novas vocações e das novas realidades eclesiais que surgem”, destacou.

De acordo com assessor eclesiástico da OSIB Regional Nordeste 3, padre Carlos Henrique Santos, do clero da Arquidiocese de Aracaju, a temática favoreceu aos participantes a possibilidade de refletir sobre um processo de formação focado na promoção humana e no crescimento individual e coletivo dos seminaristas. “Esse encontro é de fundamental importância, e já é resultado da nossa participação no encontro nacional de psicólogos, ocorrido em 2022, de onde surgiu a ideia de reunir padres formadores e psicólogos para tratar do tema sobre os aspectos do discernimento vocacional e a sua relação com a psicologia, bem como sobre as contribuições que essa ciência pode nos trazer para nos ajudar no processo de conhecimento e de maturação humana dos nossos seminaristas”, afirmou.

Para a psicóloga Carine Alves, uma formação como esta é fundamental para uma melhor integração das áreas das dimensões que são importantes no desenvolvimento e no crescimento das vocações, especialmente dos seminaristas. “É muito importante participar desses encontros que a OSIB nos proporciona, como Regional. Estar aqui me dá a possibilidade de um fazer como psicóloga, dentro da minha profissão, de forma diferente, mais integrada, mais unida à Igreja, aos objetivos que são sempre levar Nosso Senhor Jesus Cristo e anunciar nessa missão que Deus me confiou como psicóloga”, disse.

Também presente no encontro, o formador do Seminário São João Maria Vianney, localizado em Salvador, e que também acolhe seminaristas das dioceses de Camaçari e de Ilhéus, ambas na Bahia, padre Ricardo Henrique, destacou que o encontro foi um momento de bastante crescimento, no sentido de ajudar a desenvolver melhor o trabalho na formação. “Nós precisamos estar sempre atualizados, e aprender, cada vez mais, a lidar com as questões humanas. Nesse sentido, nós temos a ciência que é a Psicologia, que vai nos dar os instrumentos necessários para saber lidar com algumas questões até do nosso tempo; e nós precisamos trabalhar em unidade, o formador e o psicólogo, claro cada um em seu lugar, fazendo o seu trabalho, mas buscando a unidade a partir do que a Igreja nos orienta, que é, na verdade, ajudar a pessoa a se descobrir como pessoa humana, amada, cuidada por Deus”, afirmou.

Texto e fotos: Sara Gomes

 

LITURGIA DIÁRIA