Momento da recepção do báculo – Foto: Pascom da Diocese de Irecê

A Diocese de Irecê, na Bahia, acolheu no dia 27 de janeiro o 5º bispo diocesano, Dom Antônio Ederaldo de Santana. A Santa Missa com o rito de posse foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, e, apesar da forte chuva, reuniu mais de seis mil pessoas no Estádio Municipal Joviniano Dourado Lopes. “É o momento da graça e da bondade de Deus. A Igreja Particular de Irecê acolhe o seu 5º bispo diocesano, chamado a dar continuidade dinâmica a tantos pastores, a Dom Tommaso que está aqui, aos seus antecessores, para, assim, configurado ao Cristo, cuidar, zelar, proteger o povo santo de Deus”, afirmou Dom Zanoni logo no início da Celebração Eucarística.

Em seguida, o chanceler da Diocese de Irecê, padre Adeilton Costa, realizou a leitura da Bula Papal – documento que nomeia e autoriza o bispo diocesano -, apresentada aos padres do Colégio de Consultores e aos fiéis. “A ti, querido filho, com cuidado particular, exortamos que pela intercessão da Virgem Maria, como um bom pastor, conduzas o rebanho do Senhor com todo empenho e guardes o que sempre se refere no caminho do céu, exercendo com dedicação o teu ministério episcopal”, diz um trecho da Bula.

Apesar da forte chuva, cerca de seis mil pessoas estiveram presentes no estádio municipal – Foto: Pascom da Diocese de Irecê

Ainda dentro do rito de posse, Dom Antônio Ederaldo recebeu a saudação e o báculo das mãos do bispo emérito, Dom Tommaso Cascianelli, em sinal da passagem do governo ao novo bispo da diocese e do magistério de pastor desta Igreja Particular. “É um momento muito forte e significativo. Agora, irei entregar o báculo ao novo bispo da Diocese de Irecê, o nosso querido, irmão e amigo, Dom Antonio. Ao entregar este báculo, quero apenas dizer a ele que o báculo tem dois sentidos: o primeiro é o de pastorear o povo a ele confiado. O báculo irá levar Dom Antonio para ficar à frente dos fiéis para abrir os caminhos, para fazer com que todos os fiéis possam caminhar com segurança na fé, na esperança e na caridade. Através do báculo, ele fica também no meio do seu povo para viver com ele a experiência nos momentos difíceis e nos demais momentos de alegria; para, no meio deles, ficar pobre com os pobres, doente com os doentes. Mas, ele vai ficar também atrás do povo, para defendê-lo das muitas ameaças”, afirmou Dom Tommaso, conclamando os fiéis a rezarem, pelo novo bispo, uma Ave Maria.

Em seguida, o Arcebispo Metropolita, Dom Zanoni, convidou Dom Antônio Ederaldo a sentar-se na cátedra, cadeira de onde o bispo diocesano preside as celebrações. “Enquanto eu tiver vida, eu darei a minha vida por vocês”, disse Dom Antônio ao povo de Deus da Diocese de Irecê, pedindo para que todos erguessem a mão direita e o abençoassem.

Para que mais pessoas pudessem acompanhar, a TV Bom Jesus, do Santuário Bom Jesus da Lapa, realizou a transmissão em tempo real. Para conferir a íntegra da Celebração Eucarística, clique aqui.

Foto: Pascom da Diocese de Irecê

LITURGIA DIÁRIA