Na tarde da última sexta-feira, 21 de março, a cidade de Vitória da Conquista recebeu calorosamente o seu novo Arcebispo eleito. Dom Vitor Agnaldo de Menezes desembarcou no aeroporto Glauber Rocha por volta das 13h20, acompanhado do Arcebispo Emérito, Dom Luís Pepeu, e da prefeita municipal, Sheila Lemos, que estavam no mesmo voo. Segundo Dom Vítor, o piloto do avião comunicou no alto-falante que naquela aeronave estava presente o novo Arcebispo de Vitória da Conquista.

Após o pouso, o Corpo de Bombeiros “batizou” o avião com jatos d’água em demonstração de acolhida. O epíscopo foi recepcionado no aeroporto por um grupo de clérigos e fiéis. Em seguida, iniciou-se a carreata pelas principais avenidas da cidade, incluindo a Frei Benjamim, Brumado e Régis Pacheco, onde fiéis se reuniram para demonstrar apoio e boas-vindas.

Ao chegar à Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, por volta das 15h, Dom Vitor foi recebido pelas autoridades civis do município e  por militares. A banda da Polícia Militar executou os hinos do Brasil, de Vitória da Conquista e do Vaticano, em um gesto solene.

Em seguida, o prelado adentrou a Catedral, onde, chegando ao presbitério, recebeu um ramalhete de flores e depositou aos pés de Nossa Senhora das Vitórias. Já no presbitério, ele se posicionou para a oração à Padroeira da cidade e da Arquidiocese, e concedeu a bênção aos fiéis reunidos.

Após este momento, o Arcebispo eleito se dirigiu à galeria Dom Geraldo, ao lado da Catedral, onde concedeu uma coletiva aos jornalistas presentes. Na oportunidade, Dom Vítor expressou sua alegria em ser nomeado como o 4º Arcebispo de Vitória da Conquista.

Confira, na íntegra, a coletiva de imprensa, concedida por Dom Vítor:

Cerimônia de Posse Canônica

Já no sábado, 22 de março, às 15h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, deu-se início a cerimônia de Posse Canônica do quarto Arcebispo Metropolitano desta Igreja Particular, Dom Vítor Agnaldo de Menezes, nomeado por Sua Santidade, o Papa Francisco. Sua Excelência Reverendíssima foi recepcionado, na Igreja Catedral, pelos reverendíssimos padres Gerson de Jesus Bittencourt, até então administrador Arquidiocesano no período de vacância, e Irineu Moreira Meira, pároco da Igreja Mãe da Arquidiocese.

Dom Vitor subiu as escadarias da Igreja Catedral, ladeado pelos Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFM Cap.

Após oscular o Crucifixo na porta da Igreja e adentrar a nave central aspergindo água benta sobre o povo de Deus, o novo pastor, juntamente com os dois prelados, foi conduzido em direção ao Santíssimo Sacramento, onde fez uma breve oração.

O Cardeal Dom Sergio dirigiu sua saudação a todos os presentes. Estavam participando alguns Arcebispos e Bispos do Regional Nordeste 3 e de outros Regionais; o clero da Arquidiocese de Vitória da Conquista; além de presbíteros e diáconos permanentes de outras Dioceses, Religiosos e Religiosas, seminaristas; autoridades civis e militares e grande número de fiéis e familiares de Dom Vitor.

Os Bispos e Arcebispos presentes na Posse Canônica e na Missa de início do Ministério Pastoral do novo Arcebispo foram: Cardeal Dom Sergio da Rocha (Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil); Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFM Cap. (Arcebispo Emérito de Vitória da Conquista); Dom Zanoni Demetino (Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana); Dom José Palmeira Lessa (Arcebispo Emérito de Aracaju); Dom Marcony Ferreira (Arcebispo Militar do Brasil); Dom João Santos Cardoso (Arcebispo de Natal); Dom Dirceu de Oliveira Medeiros (Bispo diocesano de Camaçari e presidente do Regional NE3 da CNBB); Dom José Roberto Silva Carvalho (Bispo diocesano de Caetité); Dom Paulo Romeu Dantas Bastos (Bispo diocesano de Jequié); Dom Vicente de Paula Ferreira (Bispo diocesano de Livramento de Nossa Senhora); Dom Valdemir (Bispo diocesano de Penedo); Dom Estevam dos Santos Silva Filho (Bispo diocesano de Ruy Barbosa); Dom José Genivaldo Garcia (Bispo diocesano de Estância); Dom Juraci Gomes de Oliveira (Bispo diocesano de Amargosa); Dom Carlos Alberto dos Santos (Bispo Emérito da Diocese de Itabuna); Dom Corrado Pizziolo (Bispo Emérito de Vittorio Veneto – Itália); Dom Tommaso Cascianelli (Bispo Emérito de Irecê); Dom Jailton Lino (Bispo eleito para Diocese de Itabuna); Dom Antônio Ederaldo (Bispo diocesano de Irecê); Dom Francisco de Oliveira Vidal (Bispo diocesano de Alagoinha); Dom Geraldo Maia (Bispo diocesano de Araçuaí). Compareceram também os Superiores Provinciais das Congregações dos Frades Capuchinhos (Frei Gilson Marinho, OFMCap.), Estigmatinos (Pe. Jordélio Siles, CSS) e Vocacionistas (Pe. Albino Thiago dos Santos, SDV), Congregações Religiosas presentes no território arquidiocesano.

A Cerimônia de Posse do novo Arcebispo teve continuidade com a apresentação das Letras Apostólicas ao Colégio dos Consultores; seguida da leitura realizada pelo padre Lucas da Conceição Sousa, chanceler do Arcebispado. Posteriormente, o Cardeal Dom Sergio da Rocha conduziu Dom Vitor à Cátedra e entregou o Báculo, símbolo do pastoreio, ao Arcebispo empossado de fato e de direito. Após esse momento, os Bispos da Província Eclesiástica acolheram o novo Metropolita que recebeu também a manifestação de obediência e respeito pelo clero da Arquidiocese.

Após este ato, alguns representantes do clero, dos religiosos, fiéis e autoridades fizeram uso da palavra para expressar as boas-vindas a Dom Vitor: Dom José Genivaldo Garcia (Bispo da Diocese de Estância); Dom Dirceu (Bispo diocesano de Camaçari e Presidente do Regional NE3 da CNBB) falou em nome de todos os Bispos do Regional Nordeste 3; o Reverendíssimo Pe. Antônio Ramos Melo, representante do clero; a Irmã Marizete (Congregação dos Pobres de Santa Catarina de Sena), representando os religiosos e religiosas; o Sr. Marcelo, representando o laicato; a Sra. prefeita municipal de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos; o coronel da Polícia Militar de Conquista, o Sr. Paulo Guimarães; e o Pe. Gerson de Jesus Bittencourt que administrou a Arquidiocese durante quase 10 meses de vacância. Concluído o Rito de Posse Canônica, o Cardeal Dom Sergio da Rocha pediu ao chanceler da Cúria Metropolitana que procedesse com a leitura da Ata de Posse. Após lida, o novo Arcebispo Metropolitano, juntamente com os demais Arcebispos, Bispos, Colégio dos Consultores e o chanceler da Cúria Metropolitana assinaram o documento.

 

Confira, também, a cobertura da celebração de Posse Canônica a seguir:

Fonte: Site da Arquidiocese de Vitória da Conquista

LITURGIA DIÁRIA