A Pastoral Carcerária Estadual da Bahia promoverá, entre os dias 23 e 25 de maio de 2025, sua Assembleia Estadual, reunindo representantes diocesanos e agentes pastorais no Centro de Formação Dom Itamar Vian – Papagaio, localizado na Arquidiocese de Feira de Santana (BA).

Fiel à missão de ser presença e voz profética junto às pessoas privadas de liberdade, a Pastoral escolheu como tema para este importante momento: “Testemunhas de esperança, um mundo sem cárcere”, e como lema: “Anunciar a libertação dos cativos e proclamar o tempo da graça do Senhor” (cf. Lc 4,18).

A Assembleia terá como objetivo avaliar a caminhada da pastoral, refletir sobre os desafios do sistema carcerário e traçar novas diretrizes para a atuação nos próximos anos. Também será um momento de renovar a esperança e reafirmar o compromisso com a superação das estruturas que geram e mantêm o encarceramento em massa no Brasil.

A convocação foi assinada por Dom Guido Zendron, bispo referencial da Pastoral Carcerária para o Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), e pelo Pe. Antônio Sérgio Andrades Pires, coordenador estadual e regional da Pastoral Carcerária.

“Contamos com a sua preciosa presença, seu apoio e sua bênção, fundamentais para o fortalecimento e a fecundidade da missão da Pastoral Carcerária em nosso Estado”, expressaram os organizadores. Clique aqui e confira o comunicado.

A Assembleia Estadual representa um marco na caminhada pastoral voltada para a promoção da justiça, da dignidade humana e do Evangelho da liberdade, especialmente junto às populações encarceradas.

LITURGIA DIÁRIA