Como parte da programação da Pré-COP 30 Nordeste, no fim da manhã de hoje (11) foi realizado, em Juazeiro (Bahia), o Painel 1: “Conferências do Clima em tempos de crise: contexto geral e temas centrais”. A atividade reuniu participantes da macrorregião nordestina para debater os desafios e as possibilidades de atuação política e pastoral diante da emergência climática global.

O painel apresentou uma análise crítica sobre o papel das Conferências das Partes (COPs) no enfrentamento da crise socioambiental, destacando a evolução histórica das negociações internacionais sobre o clima, os principais acordos firmados ao longo dos anos e os entraves persistentes para a implementação de medidas concretas.

O debate contou com a participação de três painelistas: Roberto Malvezzi (Comissão Pastoral da Terra) – Graduado em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais, é membro da CPT e da Comissão de Ecologia Integral da CNBB. Atua como escritor e compositor, com larga experiência em temas ligados à ecologia integral e aos direitos socioambientais; Letícia Vardiero (Diocese de Camaçari/BA) – Engenheira civil com mais de 10 anos de experiência nos setores de saneamento, meio ambiente e valorização energética de resíduos. Atua na Solví, onde coordena áreas de desenvolvimento de negócios voltadas a novas tecnologias para tratamento e destinação de resíduos. Possui pós-graduação em Direito Ambiental, ESG, Economia Circular e Sustentabilidade; e Hildebrando Pires (Cáritas Regional Piauí) – Comunicador social, licenciado em história, é secretário regional da Cáritas Brasileira no Piauí e articulador da Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora – CEPAST/CNBB NE 4.

O painel também lançou luz sobre as limitações estruturais das COPs, ao mesmo tempo em que reafirmou a necessidade de ações efetivas e comprometidas por parte dos governos e da sociedade para conter o avanço da degradação ambiental e construir caminhos de justiça e cuidado com a Casa Comum.

Fotos: Sara Gomes

LITURGIA DIÁRIA