A diocese de Bom Jesus da Lapa realiza nos dias 05, 06 e 07 de julho a 36ª romaria da terra e das águas, abrindo o período de Romarias no Santuário. As CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) estará presente neste momento, onde será discutido a questão da seca que assola o Nordeste, com a temática: “Que sociedade temos? Que sociedade queremos?”
A programação da Romaria da Terra e das Águas acontecerá no Santuário. Exceto as mesas redondas, quer irá discutir assuntos relacionados ao tema. Essas serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Segundo a Comissão Organizadora da Romaria: “O Bom Jesus assume hoje, mais uma vez na Bahia e no Brasil, os rostos dos pobres e das comunidades tradicionais mais injustiçadas de nossa história: índios, quilombolas, camponeses, pescadores com suas terras e territórios”.
O Santuário do Bom Jesus da Lapa prepara uma receptividade com celebrações e festejos para os romeiros que chegarão para participar do momento. Além desses, estarão presentes ambientalistas e socialistas em busca de soluções para a problemática da seca.