A paróquia Maria Auxiliadora na cidade de Jaguaquara, diocese de Jequié, vem realizando formação de seus agentes de pastorais. E, nos dias 20 e 21 de julho, no salão paroquial da Igreja foi desempenhada mais uma oficina, trabalhando a metodologia: Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA), com ênfase no monitoramento, com destaque nos indicadores. Estavam presentes, cerca de 30 agentes de pastorais. O encontro contou com a Assessoria de Haroldo Heleno e a presença dos Freis Rutivalter, Samuel e Raimundo.
Os indicadores tem como objetivos: medir os resultados e gerir o desempenho; embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do processo de tomada decisão; contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais; facilitar o planejamento e o controle do desempenho; e viabilizar a análise comparativa do desempenho da organização.
Antes de abordar o tema dos indicadores, o assessor destacou que a realidade não é estática, mas dinâmica e em constante mudança. Daí a exigência de permanente observação, sobre os processos que vão sucedendo e que obrigam a recriar ou a redirecionar o planejamento a fim de que se torne instrumento que oriente de fato a ação junto aos grupos.
Haroldo destacou que, o monitoramento também oferece informações e orientações sobre o avanço em direção aos objetivos e metas do programa, a respeito dos sucessos e dificuldades enfrentadas. Dessa maneira, estabelece uma “ponte” entre o planejamento e a avaliação.
Após os trabalhos de grupo, foi destacado pelos presentes, que o monitoramento de projeto é um procedimento de observação que ajuda a perceber se está ou não atingindo o objetivo e em que grau está implementando o que foi planejado. Alem disso, oferece informações e orientações sobre o avanço em direção aos objetivos e metas do programa, a respeito dos sucessos e dificuldades enfrentadas.
Por fim, ficou agendado para os dias 05,06 de outubro deste ano, um momento de avaliação da caminhada paroquial no ano de 2013. Este momento será antecedido de momentos de avaliações nos setores, comunidades, pastorais, grupos, ministérios. Os resultados destes encontros avaliativos serão socializados e refletidos nos 05,06 de outubro.