A Paróquia de Santa Inês, localizada na Diocese de Itabuna, recebe durante o mês de outubro estudantes de psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) na segunda etapa de um projeto entre a paróquia e a faculdade. A iniciativa beneficiará nesta fase aproximadamente 40 idosos, católicos e não católicos, que residem no bairro, mas deverá atender, ao longo do desenvolvimento, 100 idosos.
Sob a orientação do psicólogo Habib, as visitas feitas pelos estudantes identificam as principais necessidades dos idosos residentes na região. O próximo passo após a constatação, identificada através do contato entre estudante e idoso, é a inauguração de um grupo intitulado “Bem Viver”, cujo objetivo é garantir o bem estar e da qualidade de vida.
Segundo o administrador da Paróquia de Santa Inês, Padre Acássio Alves, a proposta é passar adiante a compreensão de que a fé e a vida devem caminhar juntas. “Temos esta preocupação porque o substantivo “salvação”, palavra latina, é traduzida como “saúde”, portanto, a salvação está relacionada à qualidade de vida”, pontua.
Ainda de acordo com Padre Acássio, a finalização só está sendo possível pelas parcerias efetivadas. “O grupo desenvolverá atividades aeróbicas, e para tal precisarão passar por avaliações clinicas e realizar exames médicos, por isso contamos com o apoio de colaboradores e de outras instituições”, afirma.