A Câmara Municipal de Ilhéus outorgará, em sessão solene no dia 05 de dezembro, às 18 horas, o titulo de Cidadão Ilheense ao bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli. A cerimônia, que acontecerá no Auditório da Faculdade de Ilhéus, foi proposta pelo vereador Luis Carlos “O Escuta” (PP).
Considerado uma das grandes personalidades do século XX da área de religião para o Sul da Bahia, Dom Mauro é bispo da diocese desde março de 1996. Segundo o vereador Luis, o título é um reconhecimento ao ministério do bispo. “A homenagem é uma iniciativa simples se considerarmos a enorme contribuição do bispo para a sociedade ilheense no nível espiritual e religioso do nosso povo e para o desenvolvimento da nossa região”, afirma o legislador.
História: Dom Mauro é o nono Bispo Nomeado da Diocese de Ilhéus, natural de Ouro Fino, MG, Dom Mauro Nasceu aos 4 de julho de 1945, descendente de italianos que vieram para o Brasil no início do século, filho de José Montagnoli e Vicentina Peres Montagnoli, ambos já falecidos, entrou para o seminário dos Estigmatinos em 1956, em Rio Claro,SP.Aí iniciou o ginásio, terminando os estudos secundários em Ribeirão Preto, SP.
Fez o noviciado em 1964, em Campinas, SP, onde cursou filosofia e teologia. Emitiu os votos perpétuos na Congregação dos Sagrados Estigmas em 1964. Teve sua Ordenação Presbiteral no dia 24 de janeiro de 1971. Obteve a licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica da Campinas.
Em 1971/72 recebeu uma qualificação pedagógica e de espiritualidade no Pontifício Ateneo Saleciano de Roma. De 1971 a 1988 foi formador dos seminários dos Estigmatinos em Morrinhos e Goiânia, e em Campinas. De 1988 a 1994 foi Superior Provincial da Província Santa Cruz, com sede em Campinas, sendo eleito para o cargo duas vezes. Em 1994 foi eleito conselheiro geral da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo(CSS).
Ocupou o cargo até 20 de dezembro de 1995, quando foi nomeado Bispo de Ilhéus. No dia 24 de fevereiro de 1996 foi ordenado bispo na sua cidade natal, Ouro Fino e tomou posse dia 10 de março do mesmo ano. A cerimônia de posse realizou – se com grande solenidade na catedral de São Sebastião. Estiveram presentes na diocese, delegações de todas as paróquias da diocese e de outras cidades e dioceses de outras cidades e muitas autoridades civis e militares. Em 1999 foi eleito membro da Comissão de Pastoral da CNBB (CEP) e assumiu a responsabilidade de Setor Leigos do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), por um período de quatro anos.
Por Paulo Costa
Responsável pelo Site da
Diocese de Ilhéus