Neste sábado, dia 23 de novembro, padres, diáconos, representantes de movimentos, pastorais e foranias estiveram reunidos com o Arcebispo Dom Murilo Krieger, scj, com o Arcebispo Emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo, e com os Bispos Auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Giovanni Crippa, IMC, durante a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral para planejar a caminhada da Arquidiocese de Salvador no ano de 2014.
O encontro teve início às 8h30, no auditório Cardeal Geraldo Majella Agnelo, localizado na Cúria Bom Pastor (Garcia). Dentre os pontos discutidos durante a assembleia, estavam a continuidade ou implantação de Círculos Bíblicos nas paróquias, bem como a revitalização ou criação do Conselho Missionário Paroquial (COMIPAS).
De acordo com Dom Murilo Krieger, a Assembleia Arquidiocesana é um momento de parada e, ao mesmo tempo, de reabastecimento para novos passos na caminhada pastoral. “Hoje olhamos para o passado, para ver o que foi decidido em 2012 e saber se estamos colocando em prática. Em segundo lugar, dentre as prioridades que o Plano de Pastoral apresentou à Arquidiocese, foram escolhidas para o ano de 2014 a ativação das comunidades bíblicas nas paróquias e o incentivo aos Círculos Bíblicos. Por fim, a assembleia quer olhar para o futuro e saber: estamos respondendo aos desafios da Igreja?”, diz o Arcebispo.
Para definir as prioridades pastorais, ao longo deste ano os paroquianos da Arquidiocese responderam a um questionário, dividido em duas etapas, baseado no documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia. Na primeira etapa foram respondidas as perguntas elaboradas pela CNBB e as respostas irão colaborar na concretização do documento oficial, que será publicado no próximo ano.
Já na segunda etapa as questões foram sobre a realidade das paróquias da Arquidiocese, que envolve a dimensão territorial, o número de habitantes, de pessoas engajadas, de participantes nas celebrações, e informações sobre a setorização paroquial. “A partir disso teremos um retrato da realidade de nossas paróquias e, consequentemente, as respostas que devemos dar”, afirma o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Edson Menezes da Silva.
A assembleia contou, ainda, com partilha de experiência de representantes das paróquias São João Evangelistas (Vilas do Atlântico), Santa Clara (Águas Claras), Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí) e São Pedro (Piedade), que falaram sobre o desenvolvimento de Círculos Bíblicos junto às comunidades. “Acreditamos que o Círculo Bíblico é eficaz para ir ao encontro do outro, o acolher e o inserir na comunidade”, diz Irmã Lílian Oliveira dos Santos, de Vilas do Atlântico.
– See more at: http://www.arquidiocesesalvador.org.br/destaque/assembleia-arquidiocesana-de-pastoral-reflete-os-passos-para-2014/#sthash.7SG1Z0HW.dpuf