O bispo da Diocese de Barreiras, Dom Josafá Menezes da Silva, recebeu em sessão solene no dia 04 de dezembro, às 20 horas, o título de Cidadão barreirense. A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores de Barreiras, e homenageou mais de 50 personalidades, do cenário político, empresarial, cultural e religioso que se destacaram no crescimento do povo de Barreiras.
O título de Cidadão Barreirense corresponde a um título de honraria que uma pessoa de importância recebe da Câmara de Vereadores de Barreiras. Em seu agradecimento, Dom Josafá afirmou ser uma honra receber o título, uma vez que ele já se considerava um verdadeiro cidadão de Barreiras. “Sinto-me honrado em receber este título. Quando cheguei a esta cidade, uma das minhas primeiras decisões foi transferir para cá meu título de eleitor, como uma forma de mostrar minha decisão em aceitar Barreiras como minha cidade mãe. Fico também honrado por Barreiras reconhecer a importância da função religiosa do Bispo como fator construtor de cidadania”, pontuou o bispo.
Além de Dom Josafá, Padre Iorlando Alcântara, pároco da Comunidade São Sebastião, Barreirinhas, também recebeu o título.
O título concedido a Dom Josafá foi formulado através do Projeto de Lei do vereador Gilson Rodrigues de Souza, aprovado por unanimidade. Já o título concedido a Pe. Iolando foi formulado pelo Projeto de Lei da vereadora Izabel Rosa de Oliveira também aprovado por unanimidade.