ItabunaCorpusChristiA celebração de Corpus Christi uniu nesta quinta-feira (19), fé e tradição em Itabuna. Uma das formas de celebrar essa data é através dos tapetes coloridos que são espalhados pelas ruas da cidade.
A Paróquia Santa Rita de Cassia, que fica no bairro do São Caetano, confeccionou tapetes de até 5 metros, feito com pó de serra, com ajuda de jovens, adultos, crianças e idosos. Alguns materiais foram doados, outros comprados, segundo informações dos confeccionadores.
Às 16h foi realizada a Santa Missa na Catedral de São José, presidida pelo bispo de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, onde também estavam presentes diáconos e padres de diversas outras paróquias. Após a Santa Missa, mais de dez mil fiéis seguiram a tradicional procissão pelas ruas, entre Jardim do Ó, Av. do cinquentenário , Rua das Nações Unidas. No percurso, o bispo deu a bênção ao Santíssimo, no Jardim do Ó e na Praça Adami.
A celebração aconteceu também em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. Foram confeccionados tapetes coloridos desde as 4h desta quinta-feira. Cerca de 60 tapetes foram confeccionados na Avenida Senhor dos Passos, na Praça João Pedreira e na Rua Conselheiro Franco.
Já em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, a montagem dos tapetes foi quebrada na cidade. Após reunião com a Igreja católica, Sindicato dos Comerciários e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) decidiram manter o comércio funcionando durante todo o dia.
De acordo com a CDL, um acordo firmado juntamente com os Sindicatos do Comércio Varejista e Atacadista e Sindicato dos Empregados do Comércio, garantiu o funcionamento até às 20 horas.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo e dada é celebrada com uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. O dia 19 de junho decretado feriado nacional no Brasil desde 1961. E para marcar este dia, são celebradas missas festivas. As ruas são enfeitadas para a passagem da procissão e do Santíssimo Sacramento.
Foto:Valdeni Elias
Por Anara Passos- DRT 7574

LITURGIA DIÁRIA