A Pascom da Diocese de Juazeiro realizou neste fim de semana (26 e 27 de julho) um Seminário de Comunicação. O evento aconteceu na Paróquia S. Cosme e S. Damião, em Juazeiro, contando com a presença de representantes de paróquias, pastorais e movimentos diocesanos. Cerca de 60 pessoas participaram de oficinas sobre Pascom, produção de textos jornalísticos, fotografia, redes sociais, rádio e site.
“Nosso objetivo é formar e capacitar novos comunicadores para fortalecer a Pastoral da Comunicação na Diocese (paroquias, pastorais e movimentos). A grande mídia traz tantas notícias ruins e jogam tanto ‘lixo’ em nossas casas. Nós temos a Boa-Notícia, precisamos anunciá-la a todos. Ela é que pode melhorar esse mundo”, explicou padre José Filipe, coordenador da Pascom na Diocese.
O Seminário também foi ocasião para rearticular e melhorar os instrumentos de comunicação diocesana: redes sociais, site e programas de rádio. As oficinas foram ministradas por jornalistas convidados de Juazeiro e Petrolina e membros da equipe diocesana da Pascom. “O interessante é que pudemos aprender na prática ensinamentos sobre rádio, fotografia, texto jornalístico e site. Muitos já fazem esses trabalhos na diocese mas faltava uma capacitação maior”, explicou padre Filipe.
O encontro aconteceu na tarde do sábado (26) e na manhã do domingo (27), iniciando com a Missa, celebrada com a comunidade paroquial. A meta da Pascom diocesana é promover esse tipo de encontro com frequência semestral para as equipes de comunicação diocesana, paroquiais e de cada pastoral e movimento, articulando todos os agentes em um trabalho conjunto.