Começou na noite desta sexta-feira (19), em Salvador, o 2º Encontro Regional da Pastoral da Comunicação realizado pela Pascom Brasil e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste 3. O encontro que acontece na Ordem Fraternal São José, no Bonfim, próximo ao Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Irmã Dulce) reúne representantes de diversas cidades do interior dos Estados da Bahia e Sergipe, além das suas capitais, Salvador e Aracaju, respectivamente.
Com o tema “A comunicação da Igreja no Brasil à luz do diretório de comunicação na cultura da era digital”, o evento tem o objetivo de articular, animar e motivar a Pastoral nas dioceses do Regional, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias.
Neste primeiro dia de atividades, após a acolhida dos participantes e do jantar receptivo houve um momento de oração inicial e uma dinâmica, dirigida pelo coordenador da Pascom, em Salvador, padre Manoel Filho com os participantes como forma de envolvê-los à temática. Logo depois, aconteceu a apresentação geral do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil em vídeo.
Segundo a irmã Élide Maria Fogolari, assessora da Comissão Episcopal para a Comunicação convidada a palestrar no encontro e sob à luz do Diretório o significado dessa nova comunicação gera vida em um mundo sedento de uma nova dimensão. “Como comunicadores cristãos é preciso mostrar uma comunicação atual e dinâmica”, disse.
Reforçando estas palavras, padre Clóvis de Melo, que também faz parte da Comissão ofereceu algumas palavras sobre a importância do diálogo e da perfeita comunhão com a comunicação. “O comunicador, na Igreja, precisa ser muito técnico, mas deve-se com grande importância aliar a espiritualidade a este trabalho”, pontuou
O Diretório de Comunicação é um documento da CNBB para a Igreja do Brasil e tem como objetivo motivá-la a atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade.
Fotos e texto: Djalma Júnior