A noite desta segunda-feira (10) foi de motivação e clima cultural durante a abertura da 52 ª edição da Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Salvador/BA. A atividade que segue até a próxima quinta-feira (13) e reúne bispos, coordenadores diocesanos de pastoral e representantes regionais das pastorais e movimentos participam desta atividade que tem como objetivo a avaliação da caminhada pastoral dos últimos 4 anos e planejamento das atividades do próximo ano.
Entre as atividades do primeiro dia de Assembleia, os participantes foram convidados a assistirem à pré-estreia do filme “Irmã Dulce’, que aconteceu no Shopping Iguatemi. Em entrevista, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger que também esteve na pré-estreia afirmou que “o filme conseguiu mostrar a força de uma mulher pequena e frágil, mas que tinha muita força no amor”.
Dedicado a contar a história do “Anjo Bom da Bahia”, o filme sobre Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a “Irmã Dulce”, beatificada em 2010, traz detalhes da vida da freira baiana, que cuidou de pobres e doentes, além de ser fundadora das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).
Assembleia
Durante a abertura oficial do encontro, o presidente do Regional, dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo de Vitória da Conquista falou aos presentes sobre a importância da Assembleia. “Somos os primeiros a sermos exemplos para os demais irmãos e irmãs em nossas igrejas. A Assembleia é um convite à mudança. Um crescimento e conversão pastoral em nossas paróquias e comunidades. É também um momento avaliativo na caminhada dos últimos anos, onde vivenciamos as orientações e atividades do Regional Nordeste 3”, disse.