CAMAÇARI
A peregrinação de Luz e Fé já é a identidade da Diocese de Camaçari. (Fotos: Pascom)

A peregrinação de Luz e Fé já é a identidade da Diocese de Camaçari, na Bahia. No domingo (16/11), em uma caminhada de 6 km de muita devoção que durou cerca cinco horas, os milhares de fieis puderam louvar e agradecer a Deus, com cânticos e oração do terço.

Antes de iniciar a peregrinação, os fieis se reuniram na BA-522, próximo a empresa Grafitec, no local foi iniciada a Santa Missa e, na oportunidade, o bispo diocesano Dom João Carlos Petrini, recordou os dons dado por Deus, sendo a vida o primeiro deles, a fé, a inteligência e o próprio Jesus que acolhe, perdoa e se dá como alimento na Eucaristia.

Após o inicio da missa, seguiu a peregrinação com três trio elétricos animados pelo padre Marcos Filgueira e o Ministério Obra de Deus. O clero diocesano, inclusive o bispo Dom João Carlos Petrini fizeram todo o percurso a pé. Houve uma parada na igreja Matriz de São Francisco de Assis, local que ocorreu a benção das velas, seguindo assim a procissão luminosa até o Santuário.

 Já no Santuário, com muitos louvores, houve o cântico de consagração a virgem Maria, a benção da água e um segundo momento de reflexão e agradecimento feito por Dom João Carlos Petrini à todas pessoas que contribuíram com cada detalhe para realização do evento. O bispo ressaltou ainda como a cada ano a Peregrinação está crescendo, destacando no cenário religioso baiano e firmado-se assim em uma identidade como Diocese.

CAMAÇARI2

 “Cada um cabe a parte conforme o dom de Deus, cada um é chamado a tomar parte desta dinâmica de crescimento. Fiquemos atentos para não perder nenhuma oportunidade, para crescer e ser dentro deste mundo um sinal de vida nova alimentada por Cristo , pela sua luz , pela sabedoria do Evangelho”, disse o bispo Dom João Carlos Petrini.

Dirigindo-se especialmente aos adolescentes e jovens, o bispo diocesano demonstrou grande alegria. “Nós queremos outro caminho e é possível. Os adolescentes chegando em grande quantidade demonstraram que estão entendendo isso, que escolheram estar com Jesus, escolheram caminhar com a Igreja Católica parabéns para os adolescentes e jovens”.

VIRGEM MARIA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS
Confira um trecho da reflexão de Dom João Carlos Petrini em que ele se refere a Virgem Maria Nossa Senhora das Candeias:
CAMAÇARI3
Dom João Petrini, bispo de Camaçari.

Tu és a mãe do filho muito amado, que chegou até nós por teu intermédio para nos salvar, eis a mãe compassiva de todos, nesta terra que é a Bahia de Todos os Santos, e nós chegamos aqui de todos os cantos da diocese, de todas as comunidades e estamos aqui com o coração cheio de afetos e gratidão e cada um pode ir falando dentro do coração a nossa Senhora virgem das candeias, pois nós estamos dispostos a abraçar a missão que ela sempre confia a quem chega aqui para fazer visita, é assim a luz que é o filho Jesus.
Quando nós dizemos Nossa Senhora das Candeias, queremos dizer Nossa Senhora da Luz. E porque a Luz? Por que a Luz é Cristo que ficou no ventre dela durante nove meses e trinta anos lá na casa junto dela e depois ela acompanhou, as vezes a distância, aqueles três anos da vida pública de Jesus, até ficar debaixo da Cruz, quando Jesus disse mulher este, indicando a cada um, este é teu filho, estava dizendo a João e no lugar de João estava eu e você e todos, esta é tua mãe.
Estas são palavras do evangelho, a devoção a nossa Senhora não é invenção, está no Evangelho e o próprio Jesus recomendou a Maria de nos acolher como filho e nós a tomá-las como nossa verdadeira mãe. Queremos dizer do fundo do nosso coração Virgem Maria, mãe das Candeias, aqui estamos, carregamos em nosso coração com esperanças que não temos nem coragem de expressar com palavras, temos em nosso coração a esperança de viver com felicidade, de encontrar a paz dentro de nossas casas, ver as outras pessoas de nossa família crescendo na tranquilidade e na paz, que esperança grande está em nosso coração. Precisamos da graça divina, da graça que Teu Filho Jesus. Eu te peço Virgem Maria, venha visitar a minha casa, fica conosco, acompanhe este meu coração tão carregado de esperança.
Com informações e imagens da Pascom-Diocese de Camaçari.

LITURGIA DIÁRIA