“A alegria do Evangelho nos impulsiona à missão” é o tema motivador da 14ª Experiência Missionária da diocese de Paulo Afonso, que está acontecendo na paróquia de Senhor do Bonfim, em Macururé.
Desde o mês de julho do ano passado, quando a paróquia acolheu muitos missionários vindos de diversas paróquias da diocese para a semana da pré-missão, estava em andamento um intenso processo de preparação do evento.
O momento culminante desse processo aconteceu no início deste ano. Nos dias 05-07 de janeiro, depois da convocação, animação e mobilização dos missionários da diocese, eles participaram do encontro de aprofundamento e formação, assessorado pelo Pe. Antônio Niemiec CSsR, coordenador do Conselho Missionário Regional. Houve espaço para conferências espirituais e motivacionais, reflexão e oração, celebrações, momentos lúdicos, de partilha e convivência.
A missa de envio foi presidida pelo bispo da diocese, Dom Guido Zendron, e concelebrada por diversos padres. Os missionários das 15 paróquias receberam o mandato missionário, através da entrega simbólica da cruz missionária.
A partir do dia 08, começou um intenso trabalho de evangelização das comunidades da paróquia, em Macururé, que vai se estender até o dia 18, quando acontecerá a missa de encerramento das Missões e a implantação do santo cruzeiro.
Além dos mais de 70 missionários, quase todos jovens, participam desse mutirão de evangelização diversos padres jovens, quase todos os seminaristas da diocese, religiosas, membros das comunidades de vida e o Senhor bispo.
Na mensagem que o Pe. José Raimundo dos Santos, pároco da paróquia de Senhor do Bonfim, em Macururé, dirigiu aos paroquianos e aos missionários, ele disse: a Experiência Missionária é tempo de graça para os nossos paroquianos, tempo de fé e aprendizado para os missionários, para que juntos construamos, nestas terras sertanejas, a “cultura do encontro” como nos fala o papa Francisco.
A Experiência Missionária é uma oportunidade de fortalecer a fé e o compromisso com a evangelização. É um momento de saída, de troca de experiências, de conhecimento de diferentes realidades de nossa diocese, de fortalecimento da nossa vocação batismal e de nossa pertença à Igreja.
Queremos que a alegria que brota do encontro com Cristo invada todos os rincões de nossa paróquia, que entre nos corações daqueles que se deixam tocar por cristo. Que seja uma rica experiência humana e de fé na vida dos missionários e do nosso povo. Vivamos bem este momento único para a vida de todos nós e que nada nos impeça de anunciar “a doce e reconfortante alegria do Evangelho”: “não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização”.
A Experiência Missionária diocesana é um tempo especial de graça e o marco de um novo tempo para as comunidades da paróquia de Macururé e para todos os missionários que, com simplicidade e amor, levam aos irmãos a alegria do Evangelho. Ela é, também, um despertar para a missão universal da Igreja.
Informou:
Pe. Antônio Niemiec CSsR
Coordenador do COMIRE